Publicidade
Notícias

‘Mico’ drenagem na Região Oceânica

Publicidade

Rua Romanda Gonçalves , em Itaipu, vira um rio com a chuva de quarta-feira

Bastou chover forte para a Rua Romanda Gonçalves, em Itaipu, virar um rio, na quarta-feira (21/02), um dia depois de o prefeito Rodrigo Neves desfilar todo pimpão pelos 3,5 quilômetros da via dizendo que havia acabado com um problema que se repetia há 40 anos. Nem macro nem microdrenagem evitaram o “mico”.

A inauguração da obra, que segundo o prefeito inclui sistema de drenagem, está marcada para amanhã, sexta-feira (23/02). Seis horas após o final da chuva de quarta, que está prometendo se repetir nesta quinta-feira, muitas outras ruas da Região Oceânica de Niterói passaram a manhã alagadas

Em vídeo postado na sua página no Facebook, o prefeito se refere à Romanda Gonçalves dizendo: — Isto tudo aqui era lama, era esgoto, falta de estrutura, e as pessoas tinham que usar barco quando chovia. Fizemos investimentos em galerias, infraestrutura e drenagem e estou muito feliz de estar entregando esta obra esperada há décadas pela Região Oceânica.

Pelo visto, moradores da Romanda Gonçalves, cuja obra custou R$ 19,7 milhões, dos R$ 100 milhões que Rodrigo Neves diz ter investido na Região Oceânica, vão ter que continuar usando barcos para sair de casa porque o projeto de drenagem não funciona.

Segundo um engenheiro que conhece bem a Região Oceânica, falta concluir a construção de uma galeria principal, de aproximadamente três quilômetros ligando a Rua Inês Lopes Sodré à Lagoa de Itaipu.

— Acontece que a prefeitura fez pequenas galerias que desaguam no Rio João Mendes. Este, além de assoreado, está recebendo um volume excessivo de água pluvial. Quando o rio enche demais, a tubulação fica afogada, criando um tampão hidráulico que impede o desague das galerias enquanto o rio está muito cheio – diz o engenheiro.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

11 horas ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

5 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

6 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 semana ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

2 semanas ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago
Publicidade