Publicidade
Notícias

Marly Cury lembrada no Dia da Mulher por sua luta pela educação em Niterói

Publicidade
Eliana e Marly sempre juntas pela educação em Niterói

Ela é uma professora de alma e vocação, que deixou a rede estadual de ensino ainda jovem para montar uma sala de aula na garagem dos tios Antonio Costa e Nadir Cury, e que hoje, aos 82 anos, continua em atividade dirigindo em Niterói o colégio que fundou há 56 anos com o seu nome.

Perceberam que estou falando da grande educadora Marly Cury a quem a Coluna presta homenagem pelo Dia Internacional das Mulheres, reverenciando todas as professoras que incansavelmente exercem a missão importante de ensinar e educar várias gerações.

— Em 1967, com a inseparável Eliana Costa Lewicki, que hoje divide a direção comigo, alugamos uma casa, adaptando-a para a escola. Inicialmente, montamos um projeto com 70 carteiras, mas apareceram 100 candidatos a matrículas para as aulas que começavam em fevereiro de 1968 – relembra hoje a grande educadora.

Na ocasião, ela foi salva por outro patrimônio do ensino niteroiense, a mestra Marília Mattoso. Sem conhecer a colega, mas sabendo da aflição dela, mandou as carteiras que faltavam para Marly receber todos os pretendentes às vagas do pré-escolar ao curso de admissão.

Depois de muito sacrifício e luta, Marly e Eliana conseguiram comprar a prazo o terreno da Avenida 7 de Setembro, pagando em dez prestações, e construindo em dois anos a escola com os parcos recursos que dispunham as fundadoras.

Ergueram esse patrimônio da educação e da cultura, onde a preocupação é que ali fosse uma continuação do lar dos alunos, para que se sentissem em casa. Assim, a professora Marly Cury formou várias gerações de jovens, que seguiram as mais diversas carreiras e brilham no Brasil e no exterior graças aos ensinamentos e formação que receberam na terra de Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

48 minutos ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

3 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

6 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade