Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Maricá tem que tirar PT dos ônibus

Publicidade

O Ministério Público deu dez dias de prazo para a Empresa Pública de Transportes retirar dos ônibus gratuitos que circulam em Maricá seu logotipo EPT, pois segundo os promotores a sigla faz referência direta ao partido político do prefeito da cidade, Washington Quaquá (que também preside o PT estadual).

Esses ônibus são conhecidos como “vermelhinhos” e voltaram a circular desde 20 de maio, quando a EPT, criada pela prefeitura de Maricá, ganhou na Justiça uma ação movida pelas empresas concessionárias de transporte público da cidade. Com isso, os “vermelhinhos” voltaram a circular também pela RJ-106 e pelos bairros do município com tarifa zero. A EPT está adquirindo mais dez ônibus para ampliar sua frota.

A nota do MP destaca que os vermelhinhos fazem propaganda velada do partido de Quaquá:

“Os veículos estampam ostensivamente, em suas laterais, a sigla “EPT”, com programação visual que diferencia a letra “E” das demais, dando destaque às letras PT, associadas ao Partido dos Trabalhadores. A inscrição deve ser retirada de toda a pintura externa em até dez dias, de forma permanente, não podendo ser substituída por qualquer outra sigla, imagem, fotografia, mensagem, números ou informação que tenha potencial de configurar propaganda eleitoral” – diz a nota do MP.

O artigo 73 da Lei n. 9.504/97, art. 73 proíbe a agentes públicos, servidores ou não, condutas que possam influenciar a igualdade de oportunidades entre candidatos nas eleições. O inciso IV do dispositivo considera, dentre as condutas vedadas, a de fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público.

Além disso, o artigo 37 determina que, nos bens que pertençam ao Poder Público e nos de uso comum, é vedada veiculação de propaganda de qualquer natureza.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

2 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

2 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

3 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

6 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

6 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

7 dias ago
Publicidade