Maria Paula tem como bairros vizinhos Matapaca, Sapê, Badu, Muriqui, Vila Progresso e Santa Bárbara do lado niteroiense, e Arrastão, Arsenal, Novo México e Tribobó, do lado gonçalense. O bairro, além da falta de segurança, está com iluminação precária e sem manutenção nas ruas.
Na Praça Tancredo Neves, onde existe um posto da Polícia Militar, uma obra milionária da prefeitura de Niterói está paralisada. A placa colocada às vésperas da eleição de novembro informa que a prefeitura contratou a empresa Américas Comércio e Construções, por R$ 1.109.684,51, para fazer a reforma do campinho de futebol, vestiários e alambrados (foto).
Nessa praça que fica no trevo formado pelas Estrada da Paciência e RJ-100, a construtora deveria ter finalizado em 13 de julho último toda a obra. O projeto previa além do campo de futebol com grama sintética, bicicletários, mesas e bancos de concreto e uma academia para a terceira idade, com aparelhos de exercício e brinquedos infantis.
Por trás do tapume que cerca essa praça, vê-se que a obra sequer foi iniciada. A empresa é a mesma contratada pela Emusa para a reforma de outros campinhos de futebol de Niterói, como um que fica em Jurujuba, entregue este mês.
Do lado de São Gonçalo, em outubro a prefeitura gonçalense inaugurou a sede do Centro de Referência e Estudos da APA (Área de Proteção Ambiental) de Estâncias de Pendotiba. A intenção é a de preservar o que ainda resta da Mata Atlântica na região. Quanto a obras de infraestrutura urbana, as últimas intervenções foram há mais de três anos na Rua Basileo Nogueira da Costa.
Moradores de Maria Paula dizem não entender “como uma saída/entrada da cidade, cercada por comunidades violentas, ocupadas por facções criminosas não é estrategicamente importante para ser monitorada”. Aguardam ainda aguarda uma resposta à petição com cerca de cinco mil assinaturas encaminhada ao comando do 12° Batalhão da PM, secretários municipais e vereadores.
No dia 14/07, um adolescente de 14 anos, morador de Maria Paula, foi assaltado quando saiu de casa para jogar bola com amigos. Como não tinha nenhum celular para entregar aos bandidos, o jovem foi esfaqueado, sofrendo ferimentos nas mãos. Socorrido por policiais militares do DPO de Maria Paula.
Moradores dizem que, após a ocupação do complexo do Viradouro pela PM, há um ano, eles perceberam uma diminuição do efetivo policial na região de Pendotiba. Com isso, aumentaram os assaltos e ataques a pedestres. No dia 18, uma enfermeira que voltava de seu plantão foi atacada a coronhadas por ladrões. Precisou ser socorrida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
Moradores contam que em várias ocasiões moradores foram às autoridades cobrar mais atenção à região integrada por Maria Paula. Já pediram ajuda à Secretaria de Ordem Pública, ao comando do 12° BPM, ao Conselho de Segurança de Niterói e até em sessão plenária da Câmara de Vereadores. Mas o que sempre ouvem é que “a mancha criminal (registro de ocorrências policiais) não justifica qualquer investimento de monitoramento do nosso trecho de divisa da cidade”.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…