Publicidade
Categories: Notícias

Mais antiga moradora da Estrada Leopoldo Fróes festeja seus 91 anos em Niterói

Publicidade
Robinson, Sanandá, Ilse, Hely (aniversariante), Leila, Suely (a anfitriã), Edgard e Sônia Hasselmann

Os 91 anos de Hely Ione Hasselmann Damasceno Vieira, uma mulher extraordinária e a mais antiga moradora da Estrada Leopoldo Fróes, em Niterói, foi comemorado no último sábado, em grande estilo, na Villa H. Na ocasião foi homenageado in memoriam o patriarca Joseph Frederich Hasselmann, que chegou há 190 anos do Reino de Hanôver para o Brasil.

Ela nasceu na Ilha de Paquetá e veio com 1 ano morar na Enseada de São Francisco, onde seis gerações de Hasselman tiveram belas casas, todos apaixonados por mar e pelo esporte da vela. Então, a única ligação de São Francisco com Icaraí e o Centro era feita pela Fróes. Somente em 1960 foi aberto o túnel Roberto Silveira, e em 1980 o túnel Raul Veiga.

A simpática Hely ganhou muitos concursos de beleza e de fotografia

Hely, desde jovem, teve uma vida social e esportiva intensa, mas sempre dando ênfase às causas sociais. Na natação, foi campeã estadual, além de conquistar muitas outras medalhas.

Simpática e linda de berço, ganhou muitos concursos de beleza e de fotografia, além de ser requisitada para todas as festas da cidade. Desde os 15 anos participou de eventos beneficentes, como o que arrecadou fundos para a sede da Sociedade Fluminense de Fotografia. Também presidiu a Associação Cristã Feminina.

Depois de avó resolveu cursar jornalismo. Diz que não exerceu a profissão porque os jornais só admitem gente nova. Mas não se arrependeu, porque na faculdade teve uma convivência e experiência agradável com uma juventude aberta e inteligente.

De Niterói, Hely se ausentou poucas vezes, tendo residido em Londres, Paris (onde nasceu sua filha mais velha, Ione) e em São Paulo, acompanhando o marido Paulo Damasceno Pinheiro, engenheiro eletrônico.

As mulheres Hasselmann são conhecidas pela beleza e inteligência, tendo sido precursoras no magistério, nas áreas médicas e como cientistas, além dos concursos de misses.

Já os homens são também lembrados pelas comemorações memoráveis, dentre elas o baile da Ilha Fiscal organizado pelo comendador Hasselmann, em 1889.

Muitos anos de vida para essa admirável dama Hely   Hasselmann, nascida no dia dos santos gêmeos, São Cosme e São Damião, e que desde quando chegou, há 90 anos, continua dando exemplos de vida, sempre cercada de admiração e carinho na terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

2 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

5 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade