Publicidade
Categories: Notícias

Mais antiga moradora da Estrada Leopoldo Fróes festeja seus 91 anos em Niterói

Publicidade
Robinson, Sanandá, Ilse, Hely (aniversariante), Leila, Suely (a anfitriã), Edgard e Sônia Hasselmann

Os 91 anos de Hely Ione Hasselmann Damasceno Vieira, uma mulher extraordinária e a mais antiga moradora da Estrada Leopoldo Fróes, em Niterói, foi comemorado no último sábado, em grande estilo, na Villa H. Na ocasião foi homenageado in memoriam o patriarca Joseph Frederich Hasselmann, que chegou há 190 anos do Reino de Hanôver para o Brasil.

Ela nasceu na Ilha de Paquetá e veio com 1 ano morar na Enseada de São Francisco, onde seis gerações de Hasselman tiveram belas casas, todos apaixonados por mar e pelo esporte da vela. Então, a única ligação de São Francisco com Icaraí e o Centro era feita pela Fróes. Somente em 1960 foi aberto o túnel Roberto Silveira, e em 1980 o túnel Raul Veiga.

A simpática Hely ganhou muitos concursos de beleza e de fotografia

Hely, desde jovem, teve uma vida social e esportiva intensa, mas sempre dando ênfase às causas sociais. Na natação, foi campeã estadual, além de conquistar muitas outras medalhas.

Simpática e linda de berço, ganhou muitos concursos de beleza e de fotografia, além de ser requisitada para todas as festas da cidade. Desde os 15 anos participou de eventos beneficentes, como o que arrecadou fundos para a sede da Sociedade Fluminense de Fotografia. Também presidiu a Associação Cristã Feminina.

Depois de avó resolveu cursar jornalismo. Diz que não exerceu a profissão porque os jornais só admitem gente nova. Mas não se arrependeu, porque na faculdade teve uma convivência e experiência agradável com uma juventude aberta e inteligente.

De Niterói, Hely se ausentou poucas vezes, tendo residido em Londres, Paris (onde nasceu sua filha mais velha, Ione) e em São Paulo, acompanhando o marido Paulo Damasceno Pinheiro, engenheiro eletrônico.

As mulheres Hasselmann são conhecidas pela beleza e inteligência, tendo sido precursoras no magistério, nas áreas médicas e como cientistas, além dos concursos de misses.

Já os homens são também lembrados pelas comemorações memoráveis, dentre elas o baile da Ilha Fiscal organizado pelo comendador Hasselmann, em 1889.

Muitos anos de vida para essa admirável dama Hely   Hasselmann, nascida no dia dos santos gêmeos, São Cosme e São Damião, e que desde quando chegou, há 90 anos, continua dando exemplos de vida, sempre cercada de admiração e carinho na terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

2 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

5 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade