Os 91 anos de Hely Ione Hasselmann Damasceno Vieira, uma mulher extraordinária e a mais antiga moradora da Estrada Leopoldo Fróes, em Niterói, foi comemorado no último sábado, em grande estilo, na Villa H. Na ocasião foi homenageado in memoriam o patriarca Joseph Frederich Hasselmann, que chegou há 190 anos do Reino de Hanôver para o Brasil.
Ela nasceu na Ilha de Paquetá e veio com 1 ano morar na Enseada de São Francisco, onde seis gerações de Hasselman tiveram belas casas, todos apaixonados por mar e pelo esporte da vela. Então, a única ligação de São Francisco com Icaraí e o Centro era feita pela Fróes. Somente em 1960 foi aberto o túnel Roberto Silveira, e em 1980 o túnel Raul Veiga.
Hely, desde jovem, teve uma vida social e esportiva intensa, mas sempre dando ênfase às causas sociais. Na natação, foi campeã estadual, além de conquistar muitas outras medalhas.
Simpática e linda de berço, ganhou muitos concursos de beleza e de fotografia, além de ser requisitada para todas as festas da cidade. Desde os 15 anos participou de eventos beneficentes, como o que arrecadou fundos para a sede da Sociedade Fluminense de Fotografia. Também presidiu a Associação Cristã Feminina.
Depois de avó resolveu cursar jornalismo. Diz que não exerceu a profissão porque os jornais só admitem gente nova. Mas não se arrependeu, porque na faculdade teve uma convivência e experiência agradável com uma juventude aberta e inteligente.
De Niterói, Hely se ausentou poucas vezes, tendo residido em Londres, Paris (onde nasceu sua filha mais velha, Ione) e em São Paulo, acompanhando o marido Paulo Damasceno Pinheiro, engenheiro eletrônico.
As mulheres Hasselmann são conhecidas pela beleza e inteligência, tendo sido precursoras no magistério, nas áreas médicas e como cientistas, além dos concursos de misses.
Já os homens são também lembrados pelas comemorações memoráveis, dentre elas o baile da Ilha Fiscal organizado pelo comendador Hasselmann, em 1889.
Muitos anos de vida para essa admirável dama Hely Hasselmann, nascida no dia dos santos gêmeos, São Cosme e São Damião, e que desde quando chegou, há 90 anos, continua dando exemplos de vida, sempre cercada de admiração e carinho na terra do cacique Arariboia.
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…
Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…
Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…