Publicidade
Categories: Sem categoria

Luz, água e salários desafiam inflação

Publicidade

A previsão de que as contas de energia elétrica sejam reajustadas, em março, em 18,11% para consumidores residenciais atendidos pela Enel (antiga Ampla) poderá aumentar ainda mais a inadimplência nos condomínios. Esse reajuste vai se somar ao da tarifa de água, que aumentou 4,72%, e ao dos salários de porteiros, zeladores e faxineiros de edifícios, que estão pedindo uma correção de 12% no piso salarial.

_  Não se justificam aumentos em percentuais muito acima da inflação de 2017, que não chegou aos 3% no ano. Condomínios não geram receita, simplesmente praticam o rateio das despesas comuns entre os condôminos. Como a maioria desses não terão salários, aposentadorias ou pensões reajustados acima do IPCA do período, vai ficar difícil para os síndicos administrarem seus condomínios – afirma Alberto Machado, presiden te do Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo (SinCond).

Como acontece todo ano, a concessionária Águas de Niterói obteve reajuste da tarifa bem acima da inflação anual. O aumento de 4,72% está 68,5% acima do índice do IPCA acumulado em dezembro, que foi de 2,8%. No caso do reajuste da tarifa de energia elétrica, o índice previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será cerca de 650% do IPCA.

Em audiência pública realizada na sede da Enel, a Aneel admitiu como previsão de reajuste das tarifas de energia elétrica, a partir de 15 de março, os índices de 18,11% para consumidores residenciais e de 17,28% para as indústrias.

O órgão regulador diz reconhecer que a concessionária acumula desde 2009 perdas de mais de 22% com ligações clandestinas de energia, mas também determinou a Enel que melhore a qualidade do serviço que a coloca como a segunda pior concessionária do país.

Segundo o presidente do SinCond, os condomínios enfrentam hoje uma média de 15% de inadimplência. Por outro lado, a folha de pagamento de funcionários, somada aos encargos sociais, representa cerca de 60% da despesa prevista no orçamento de cada um.

Reajuste de salários nos condomínios

Desde 1° de janeiro, os funcionários de condomínios têm direito à revisão do piso salarial. O Sindicato dos Empregados em Edifícios de Niterói (SEEN) já iniciou campanha salarial reivindicando 12% de reajuste.

Em reunião marcada para a próxima semana, o SinCond vai contrapropor 3,5% de aumento para os empregados de edifícios. Mas a fixação do piso salarial da categoria depende, ainda, da aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio do salário mínimo regional a vigorar em 2018, retroativamente a 1° de janeiro, para porteiros, zeladores, faxineiros e mais de dezenas de outras atividades, dentre elas a de empregados domésticos.

Representantes dos empregados estão pleiteando reajuste de 6,8% no salário regional, ao passo que empresários defendem a manutenção do piso atual. O governo estadual ainda deverá enviar projeto de lei à Alerj, sujeito a emendas antes da aprovação.

_ O perigo é que, em ano eleitoral, suas excelências, os deputados, gostam de fazer caridade com o chapéu alheio e poderão aprovar um índice completamente fora da realidade, inviabilizando a garantia de emprego não somente em condomínios, mas em consultórios médicos, odontológicos, veterinários e em milhares de micro e pequenas empresas – critica Alberto Machado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

5 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade