O “cabeça de urso” (Arctocephalus tropicalis) chegou a Maricá na manhã de terça-feira (07/08), e está sendo acompanhado por profissionais do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da Uerj; por agentes do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal de Maricá e do Programa de Monitoramento de Praias da Petrobras.
Segundo Joana Ikeda, veterinária do Maqua, o lobo-marinho tem cerca de cinco anos, 1,30m de comprimento, é macho e está saudável.
— O que acontece é que esses machos jovens ainda não disputam território com outros e, por isso, viajam bastante pelos oceanos. Certamente este parou aqui para descansar depois de muitos dias nadando e pode ficar aqui por um bom tempo. Enquanto ele estiver aqui vamos monitorá-lo. A presença deste tipo de animal em praias do estado é pouco comum, mas há registros anteriores. É um animal que se reproduz nas ilhas subantárticas, alguns exemplares vagantes podem se deslocar muito para o Norte, normalmente até o sul do Brasil. Esporadicamente para o Sudeste e até mesmo Nordeste, onde já foi encontrado no Ceará — explica Joana.
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…