Publicidade
Notícias

Luiz Abrahão recebe merecida homenagem da Associação de Gastroenterologia

Publicidade
O presidente Bernardo Junger, o homenageado e o filho Luiz Abrahão Júnior

Um grande mestre da medicina e figura humana extraordinária, Luiz Abrahão recebeu destacada e merecida homenagem na comemoração dos 84 anos da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, que ele presidiu e teve papel importante, forte e fundamental na instituição, segundo destacam os dizeres da placa recebida.

Veio ainda rapaz de Leopoldina (MG) estudar na Faculdade de Medicina da UFF e, após concluir o curso em 1962, foi no ano seguinte fazer formação clínica no Hospital dos Servidores, especializando-se em gastroenterologia no serviço do respeitado professor Flavio San Juan.

O doutor Abrahão, mineiro de voz mansa e tranquila, se dedicou à carreira de corpo e alma após o juramento de Hipócrates, passando logo no concurso do Ministério da Saúde, com lotação na emergência do Antônio Pedro.

Ali começava sua brilhante carreira de médico e no magistério, como auxiliar de ensino, professor assistente, adjunto e catedrático da Faculdade de Medicina da UFF, onde criou a disciplina de Gastroenterologia, formando uma grande geração de especialistas atuando em Niterói e no Brasil.

Competente gastro, uma vida inteira atendendo no seu concorrido consultório na Rua Miguel de Frias 51, aonde vai até hoje, aos 85 anos, dedicou-se também aos pacientes do saudoso Hospital Santa Cruz e aos pacientes que o procuravam no HUAP.

Foi membro de várias entidades como fundador e titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia, do Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil e do Grupo de Fígados do Rio de Janeiro, além de Fellow do American College of Gastroenterologia dos Estados Unidos.

Luiz Abrahão tem três filhos, tendo Luiz Abrahão Júnior e Ana Cristina seguido a sua especialidade na carreira e no magistério, além de cinco netos, um deles, Gabriel, cursa o quinto ano de medicina.

Pessoas como Luiz Abrahão, que têm uma bela história curando, salvando vidas, ensinando e irradiando competência e simpatia, a gente só encontra na terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

2 dias ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

5 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

5 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

6 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade