Publicidade
Notícias

Longa-metragem gravado em Niterói faz sucesso em festivais de cinema no mundo

Publicidade

“Novembro”, filme dirigido pelos cineastas Railane Borges e Matias Palma, ambos radicados em Niterói, onde é rodado o longa memtragem,  vem conquistando elogios em festivais de cinema no Brasil e em outros países. É baseado no livro “Solidão e Destino” do escritor Sandro Araújo. Foi gravado em 2019 sem utilizar recursos públicos.  O financiamento foi feito por crowdfunding, a “vaquinha virtual”. Os produtores conseguiram finalizar o filme dentro de um padrão de qualidade que vem encantando as curadorias de alguns dos festivais de cinema mais importantes do mundo.

Railane Borges, atriz com longa estrada na TV, cinema e teatro, escreveu o roteiro ao lado de Matias Palma, diante das incertezas que o cenário cultural do país carrega. “Foi um trabalho que mostrou de forma clara como o esforço coletivo pode ser uma gigantesca mola propulsora para transformar sonhos em realidade. Entre a concepção do roteiro e a finalização das filmagens, foram seis meses muito intensos. E no final, o resultado foi lindo. A trajetória do ‘Novembro’ está sendo linda!”, diz Railane

O longa já foi selecionado para dez festivais de cinema, sendo três no Brasil e sete em outros países. Um deles, é o tradicional Festival de Cinema de Bogotá, que já premiou figuras importantes do audiovisual como Pedro Almodóvar. No Universal Movie Awards, da África, o filme venceu na categoria de melhor trilha sonora original. No Brasil, “Novembro” estará na TV em janeiro, mas antes será exibido em uma sessão para convidados, dia 18 de novembro.

Estrelado por Lara Lazzaretti, Iasmin Patacho e Hare Brasil, “Novembro” tem Niterói como cenário, contando uma história de um homem de meia idade com sérios problemas de relacionamentos. A sensibilidade masculina é retratada como poucas vezes foi visto nas telas. Tudo isso emoldurado pela bela fotografia do chileno Matias Palma.

– Foi e ainda está sendo uma bela jornada. “Novembro” nasceu como um sonho e vê-lo se transformar em realidade dessa forma, cativando corações e críticos em todos os continentes nos enche de alegria – diz Matias.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade