Publicidade
Notícias

Lixo flutuante que prefeitura não recolhe prejudica esportes náuticos em Niterói

Publicidade

Praticantes de esportes náuticos reclamam que a prefeitura de Niterói não está recolhendo o lixo flutuante que polui a enseada de São Francisco desde as últimas ressacas no mar. Nesta quarta-feira (05), o pessoal do Marina Center, na Estrada Fróes, retirou mais de 40 sacos de detritos, na maioria sacos plásticos e garrafas pet (veja o vídeo).

Além de prejudicar a navegabilidade das embarcações (entre elas lanchas, jet-skis e até canoas havaianas), a lixarada põe em risco a sobrevivência das tartarugas-verde, uma espécie ameaçada de extinção que ainda pode ser vista nas praias da baía de Guanabara.

As enseadas de Jurujuba e São Francisco abrigam, além do Marina Center, o Clube Naval, e os iates clubes Jurujuba, Brasileiro, Icaraí, Praia Clube de São Francisco e, ainda, o Rio Yatch Club – Sailing, frequentado pelo prefeito de Niterói, Axel, e pela família Grael.

Que fim levou?

Para “proteger” as tartarugas, a prefeitura instalou placas informando sobre a presença delas nas praias da orla de Niterói, mas há mais de dez anos nada é feito para retirar o lixo da água. De 2018 a 2020, a empresa Águas do Brasil patrocinou o projeto “Águas Limpas”, que utilizava um barco cata lixo operado por alunos do Projeto Grael.

Hoje, os praticantes de esportes náuticos perguntam que fim levou o barco cata lixo. A embarcação era de alumínio e tinha capacidade para armazenar meia tonelada de detritos até serem levados para caçambas no Clube Naval Charitas e no Jurujuba Iate Clube. De lá eram recolhidos por funcionários da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói). O barco importado da França também era usado para retirar manchas de óleo do mar, sendo capaz de armazenar mil litros do poluente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade