Publicidade
Notícias

Liminar suspende Plano Diretor de Niterói

Publicidade

Manifestantes abraçam a lagoa de Itaipu pela criação ali de uma Área de Preservação Permanente

A aprovação do novo Plano Diretor Urbano de Niterói está suspensa por liminar deferida pela juíza Perla Lourenço Correa Czertok, da 6ª Vara Cível, em mandado de segurança impetrado pelo vereador Carlos Jordy, que denunciou violação ao Estatuto das Cidades e ao Regimento Interno da Câmara.

A votação final do projeto polêmico, que terá que ser devolvido pelo Legislativo ao prefeito Rodrigo Neves, estava marcada para a próxima quarta-feira (29/11). A Câmara já havia aprovado, em primeira votação, a minuta do plano. Agora, o processo legislativo está suspenso até a decisão do mérito pela Justiça.

A magistrada acolheu o argumento do impetrante, de que “houve violação ao estabelecido no Estatuto das Cidades e no Regimento Interno da Câmara”. A ação foi baseada em estudo realizado pela UFRJ, através do Lab-PAR – Laboratório de Participação Social em Política Urbana, em convênio com a Câmara de Vereadores de Niterói

Duas pesquisas feitas por alunos da UFRJ, sob a coordenação do professor do Instituto de Economia Jorge Martins, foram os dois trabalhos que fundamentaram a decisão da juíza da 6ª Vara Cível.

A juíza entendeu que “o material produzido pelo grupo Mobile-LAB, certificado pela Fundação Universitária José Bonifácio, aponta inúmeros vícios e irregularidades que, segundo ressalta o estudo, agravam uma situação de insegurança jurídica já existente, registrando-se a ausência de um efetivo debate a respeito do tema afeto ao projeto de lei”.

Abraço na lagoa de Itaipu

Em protesto contra a construção de edifícios na orla, o movimento Lagoa para Sempre vai promover neste domingo (26/11), às 10h, nova manifestação na Duna Grande. Segundo os organizadores do 2° Abraço à Lagoa, cerca de 50 entidades da sociedade civil estão exigindo a aprovação de emenda popular para incluir no Plano Diretor Urbano 11 milhões de metros quadrados da faixa de proteção marginal da lagoa como Área de Preservação Permanente (APP).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

1 dia ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

5 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

1 semana ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade