Publicidade
Notícias

Liminar suspende Plano Diretor de Niterói

Publicidade

Manifestantes abraçam a lagoa de Itaipu pela criação ali de uma Área de Preservação Permanente

A aprovação do novo Plano Diretor Urbano de Niterói está suspensa por liminar deferida pela juíza Perla Lourenço Correa Czertok, da 6ª Vara Cível, em mandado de segurança impetrado pelo vereador Carlos Jordy, que denunciou violação ao Estatuto das Cidades e ao Regimento Interno da Câmara.

A votação final do projeto polêmico, que terá que ser devolvido pelo Legislativo ao prefeito Rodrigo Neves, estava marcada para a próxima quarta-feira (29/11). A Câmara já havia aprovado, em primeira votação, a minuta do plano. Agora, o processo legislativo está suspenso até a decisão do mérito pela Justiça.

A magistrada acolheu o argumento do impetrante, de que “houve violação ao estabelecido no Estatuto das Cidades e no Regimento Interno da Câmara”. A ação foi baseada em estudo realizado pela UFRJ, através do Lab-PAR – Laboratório de Participação Social em Política Urbana, em convênio com a Câmara de Vereadores de Niterói

Duas pesquisas feitas por alunos da UFRJ, sob a coordenação do professor do Instituto de Economia Jorge Martins, foram os dois trabalhos que fundamentaram a decisão da juíza da 6ª Vara Cível.

A juíza entendeu que “o material produzido pelo grupo Mobile-LAB, certificado pela Fundação Universitária José Bonifácio, aponta inúmeros vícios e irregularidades que, segundo ressalta o estudo, agravam uma situação de insegurança jurídica já existente, registrando-se a ausência de um efetivo debate a respeito do tema afeto ao projeto de lei”.

Abraço na lagoa de Itaipu

Em protesto contra a construção de edifícios na orla, o movimento Lagoa para Sempre vai promover neste domingo (26/11), às 10h, nova manifestação na Duna Grande. Segundo os organizadores do 2° Abraço à Lagoa, cerca de 50 entidades da sociedade civil estão exigindo a aprovação de emenda popular para incluir no Plano Diretor Urbano 11 milhões de metros quadrados da faixa de proteção marginal da lagoa como Área de Preservação Permanente (APP).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade