A síntese da deformação de Niterói foi brilhantemente descrita pela leitora Carmen Limoeiro Patitucci Manangão, cujo comentário faço questão de publicar aqui. Vamos a ele:
“Daqui de Niterói já espero tudo e mais alguma coisa. Além da novidade acima (nota do redator: matéria sobre Luís Antonio P.), de não colocarem o nome todo do homenageado, isto demonstra o quanto nossos políticos conhecem e bem o local onde irão governar, com raríssimas exceções.
Pra começar, a cidade na década de 70 deveria ter sido planejada para tão logo receber o fluxo de moradores provenientes do Rio e adjacências com a abertura da Ponte. Deveria ter feito um planejamento urbano, alargando as ruas, recuo nas calçadas, melhoria no transito, ainda naquela época.
Não, cobravam e este ano cobra com aumento todos os meses, para faturar sem dar retorno algum, o IPTU. Cada dia menos estacionamento e quando paramos, somos obrigados a dar dinheiro ou jogar no ralo, pois os tais “flanelinhas da prefeitura ou da Nitrans” não se responsabilizam por nada e menos ainda tomam conta dos carros ali parados.
A cidade cresceu, tome prédios e mais prédios, as ruas entupidas e agora o túnel, o tão badalado túnel e completando com nome errado. Já não temos um saneamento básico, não fomos preparados para tantos e tantos engarrafamentos e fluxos de carros; rios(?) canais de esgotos abertos e fedendo mesmo em direção a antiga e gostosa praia de Icaraí… e tome prédio, e tome carros, e as ruas do mesmo tamanho de 60 anos atrás.
Hospitais fechando, como dois cardiológicos de ponta e o Santa Cruz, serviço público hospitalar aqui é uma piada; segurança, deixaram construir inúmeras favelas, imigrantes dos morros cariocas… estamos rodeados também de bandidos no asfalto e também nos morros, até então, ocupados só pela população carente da cidade – terminou a nossa liberdade de ir e vir e completando agora, acabo de ler, a farra, o ANALFABETISMO – VIAJEM…Ora, pelo que conheço, VIAGEM é com G e não J…. Essa não!
Da antiga Vila Real da Praia Grande, hospitaleira,… Cidade Sorriso, só me resta dizer que hoje ela é a cidade Só Rindo… de tanta coisa que precisa ser feita e remediada.
Ainda bem que vou me embora daqui…Cansei de ver tanta coisa acontecer, de reclamarmos com a tal Prefeitura e nada resolver, de vermos a Secretaria do Meio Ambiente fazer vista grossa para inúmeras obras em áreas que poderiam ajudar a melhorar o clima da cidade, que muda a cada dia com cada prédio novo.
Cansei de presenciar nas vésperas do dia do Meio Ambiente um flamboyam florido, vermelhinho, tombar em frente a minha janela aqui em Santa Rosa e não valorizarem o pouco do patrimônio histórico que a cidade tinha…Nada… Niterói só tem sua história através de papel, pois ao vivo, nos resta pouquíssimo.
Cidade que era Sorriso, só posso pensar em cidade Só Rindo, com muita pena… e qualidade de vida, já era há muito tempo…”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…