Lei Seca vistoria até o estado do veículo abordado pelos agentes
Agentes da Lei Seca desafiavam a Covid durante operação realizada no Ingá, na última segunda-feira (17/01). Um conhecido cirurgião de Niterói foi parado pelos agentes na Rua Paulo Alves. Ao ser abordado na porta do seu carro por um agente sem máscara facial, pediu que ele se afastasse um pouco. Ao saltar do veículo, viu que todo mundo na tenda da Lei Seca, inclusive o funcionário que faz o exame de bafômetro, estavam com o rosto sem nenhuma proteção.
Exigiram do médico todos os documentos em dia: carteira de habilitação, CRLV do veículo (com a taxa anual de licenciamento quitada), recolhimento do IPVA e o pagamento de uma multa que está em grau de recurso. O médico ponderou com os agentes da Lei Seca que eles estavam trabalhando sem proteção contra a Covid, e, ainda por cima, pondo em risco a saúde e a vida das pessoas que abordavam dessa maneira. Como castigo, o motorista foi o último a ter o carro liberado, apesar de estar com a documentação em dia e de não ter ingerido álcool, como comprovou o bafômetro.
Segundo o Detran-RJ, a Operação Lei Seca é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Governo. Mas agentes do Departamento de Trânsito atuam nas operações. O órgão não quis comentar a falta de pessoal sem máscara no Ingá. Confirmou, no entanto, que tanto na Lei Seca como nas operações de inspeção veicular do Detran os agentes verificam a situação do veículo e do condutor.
“Se a carteira estiver vencida antes de 1º de março de 2020, o condutor será multado e não poderá continuar conduzindo o carro. Carteiras de habilitação vencidas a partir de março de 2020 estão prorrogadas. Mas se o carro não estiver com o licenciamento de 2021 (o CRLV), será lavrado um auto de infração e o veículo será removido para depósito. Nas operações, tanto da Lei Seca quanto do Detran, é verificado o estado do veículo”, diz a nota do Detran-RJ.
Desde 2018, os veículos particulares não precisam mais se submeter à vistoria em postos do Detran. A Lei n°8.269/18 dispõe sobre a autodeclaração de que o veículo se encontra em perfeitas condições de trafegar, quanto à segurança veicular e ambiental. Para verificar isto, porém, o Detran realiza operações em conjunto, ou não, com a Lei Seca. A vistoria anual, antes obrigatória, agora é realizada durante inspeções surpresa realizadas por agentes do órgão de trânsito nas ruas.
Os itens que devem ser verificados no veículo são os seguintes:
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…