A hecatombe moral e financeira que se abateu sobre o Estado do Rio de Janeiro tem trazido consequências imprevisíveis para a cidade de Niterói. Além do sofrimento de grande parte de sua população formada por funcionários públicos, aposentados e pensionistas, que estão sem receber em dia seus salários, aposentadorias e proventos, um antigo símbolo do poder estadual no município, o Palácio São Domingos, que foi sede da Secretaria de Fazenda do antigo Estado do Rio, demonstra a que ponto chegou a degradação urbana do Centro que, se não fosse a Operação Lava-Jato, estaria hoje sendo “revitalizado” a custa de sabe-se lá quantos milhões de toma-lá-dá-cá.
T
A Rua Marechal Deodoro seria um dos cinco corredores culturais que o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pretendia preservar, por “apresentar um comércio diversificado e setorizado, instalado em sua maioria em edificações da virada do século XIX”. No início da primeira gestão de Rodrigo, a Câmara de Vereadores aprovou uma operação urbana consorciada (OUC), do município com as construtoras Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez que previa a ampliação de gabaritos para novos prédios em contrapartida de obras de revitalização da área central da cidade.
Nada disso foi adiante, pelo bem ou pelo mal de Niterói. Hoje, porém, o mais grave é a acomodação daqueles que deveriam estar cobrando soluções. Não se ouve nenhuma voz política, de vereador ou de deputado, ou nem mesmo do Ministério Público cobrando uma providência do Governo. É preciso salvar urgentemente o que ainda está de pé.
Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…
Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…