Publicidade
Notícias

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Publicidade
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo

A Câmara de Vereadores de São Gonçalo homenageou o corregedor-geral de Justiça, Cláudio Brandão, com a medalha do Mérito Patrícia Acioli, e o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, com a medalha Educativa Marlene Salgado. As honrarias foram entregues, quinta-feira (26), no plenário Joaquim Lavoura, pelo presidente do Legislativo municipal, Piero Cabral.

O desembargador Cláudio Brandão falou sobre o significado daquela láurea, que leva o nome de uma colega que desempenhou um papel importante na magistratura e faleceu tragicamente no cumprimento do dever.

Bastante emocionado, contou que veio ainda criança de Itaperuna para São Gonçalo, onde morou a vida inteira, estudou, passou no vestibular e formou-se em Direito pela UFF. Montou escritório em Niterói, mas estava sempre no Fórum da cidade, onde atuava em diversos processos.

Lembrou também que se casou ali e destacou a importância que seu tio e seu pai tiveram em sua vida, os quais visitava sempre, almoçando todos os domingos em sua casa no Rocha.
“É uma alegria e um prazer ver tantos parentes que vieram me abraçar nessa singela homenagem”, disse.

Por sua vez, o imortal Marco Lucchesi afirmou sentir-se honrado com a distinção recebida da Câmara e destacou a íntima relação entre Niterói e São Gonçalo: “Laços de solidariedade e família integram as duas cidades.”

“Minha família veio para Niterói em função das rádios Tupi e Tamoio. Meu pai, Egídio Lucchesi, diretor técnico das Emissoras Associadas, inaugurou em 1974 um sistema pioneiro de radiodifusão na Ilha de Itaoca. Seu trabalho foi reconhecido no mundo inteiro e colocou São Gonçalo na história de ouro da inovação do rádio brasileiro. Fiquei profundamente feliz, pois é também um reconhecimento aos meus pais e às duas cidades”, completou.

Posse na Academia de Letras

Na mesma ocasião, o jornalista Rujani Martins assumiu a presidência da Academia Gonçalense de Letras, em cerimônia com a presença de personalidades culturais, representantes da sociedade e do jornalismo.

Integram a nova diretoria:
1º vice-presidente – César Geen;
2º vice-presidente – Carlos Alberto Oliveira;
Secretário-geral – Elis Barroso;
1ª secretária – Bartira Mendes;
2ª secretária – Maria Alice Velloso;
1º tesoureiro – A.J. Tollissano;
2º tesoureiro – Erick Bernarde.

O ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, declarou: “Um dos elementos essenciais da República e da democracia repousa no território, na região, onde nascem a vida, a memória e o sonho. Quero saudar meu querido amigo Rujani por assumir, com a juventude dos 90 anos, a Academia Gonçalense de Letras.”

O jornalista Erthal Rocha, representando a Academia Fluminense de Letras, destacou a importância de Rujani Martins assumir a presidência da instituição, que já conta com mais de meio século de existência.

“Ele, com toda a vida ligada à comunicação, às rádios e aos jornais, tem bagagem e experiência para desenvolver um excelente trabalho cultural no segundo município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Erthal Rocha.

O novo presidente da Academia, Rujani Martins, afirmou que aceitava o desafio com entusiasmo e a certeza de que ele e a nova diretoria não medirão esforços para promover e incentivar movimentos culturais em São Gonçalo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Pinheiro Junior celebra 91 anos com a família em Niterói e anuncia novo livro

Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…

10 horas ago

Mary Wermelinger e sua dedicação à educação transformadora em Niterói

Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…

4 dias ago

A ‘Secretaria de Shows’ e o abandono da Biblioteca Parque de Niterói

Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…

4 dias ago

TJ-RJ derruba lei sobre carregadores elétricos em prédios de Niterói

A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…

6 dias ago

Unimed Brasil deverá assumir atendimento de pacientes da Unimed Ferj

Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…

7 dias ago

Villa Pereira Carneiro: um refúgio de paz e memória numa ponta de Niterói

Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…

2 semanas ago
Publicidade