A juíza Simone Novaes, da 72ª Zona Eleitoral de Niterói, suspendeu hoje (17) a divulgação da pesquisa feita pelo Gerp, encomendada pela Tribuna da Imprensa, em que Rodrigo Neves (PDT) aparece com 42% das intenções de voto contra 21% de Carlos Jordy (PL), 9% de Talíria Petrone (PSol) e 3% de Bruno Lessa (Podemos).
No domingo (15), a magistrada já havia suspendido, a pedido do PDT, a divulgação de outra pesquisa eleitoral contratada pelo jornal O Fluminense junto a Intelligence Pesquisa e Comunicação. Segundo o MP, essa pesquisa teria sido manipulada e apresentava distorções nos perfis de renda e escolaridade dos eleitores, o que poderia influenciar o resultado em benefício de interesses políticos.
Na decisão desta terça-feira (17) a juíza aceitou parecer do promotor Diogo Erthal, sobre as irregularidades apontadas na pesquisa do Gerp. Segundo o MP eleitoral, essa pesquisa que favoritava o candidato Rodrigo Neves estaria em desacordo com a legislação eleitoral vigente, sobretudo em razão de ausência de informações claras sobre o responsável pelo custeio, somado ao fato de constar que o pagamento teria sido feito com recursos do fundo partidário, apresentando, dentre várias circunstâncias, fragilidades no sistema de controle, dado que as entrevistas foram realizadas por telefone.
É por essas e outras que o velho Leonel Brizola já dizia, há mais de 30 anos, que as pesquisas eleitorais “procuram induzir a opinião coletiva”. Segundo o líder pedetista, “as pesquisas estão sob desconfiança pública, pois sofrem interferência externa na formulação de cenários”. Em uma campanha eleitoral podem, assim, causar impactos decisivos em candidatos e siglas.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…