Publicidade
Categories: NotíciasPolícia

Juíza deixa gatos em hospital

Publicidade

A transferência de 25 gatos e dois cães que perambulam pelas instalações do Hospital Estadual Ary Parreiras (que trata de doenças respiratórias) foi proibida através de liminar concedida pela juíza Rosana Navega, do 1° Juizado Especial Criminal em ação ajuizada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Niterói.

No ano passado, parentes de pacientes fotografaram gatos em cima de camas do hospital e fizeram a denúncia aos jornais. A direção do Ary Parreiras, localizado no bairro do Barreto, em Niterói, resolveu transferir os animais para a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suípa), mas a advogada Sharon de Morais, presidente da Comissão de Defesa dos bichanos, impetrou a medida de segurança.

“Entraram, por que deixaram”

A juíza Rosana Navega disse não estar convencida de que os animais circulem pelas instalações do hospital e considerou que a foto divulgada pelos jornais e pelas redes sociais poderia ser “fabricada”. Também ressaltou que, se os gatos entraram no hospital, foi  “porque deixaram entrar… E por que deixaram?”

“Observo que o necessário e urgente para o hospital são remédios, e demais bens necessários para um digno atendimento aos doentes, mas não uma retirada, repentina, de animais que vivem no local há anos, e que nunca incomodaram ninguém, podendo lá viver sem adentrarem no local”, acrescentou a juíza, depois de elogiar a criação e a atuação de uma comissão da OAB, “que tenha por motivação à defesa e proteção dos animais, tão indefesos e submetidos as maiores atrocidades do ser humano, como rodeios, vaquejadas, etc”.

Desconto no IPTU

Em sua decisão, Rosana Navega destaca também que a transferência dos cães e gatos “iria ferir a lei municipal de Proteção e Bem Estar de Animais Domésticos”. Ela sugere que, “caso seja necessária” a transferência dos bichanos, seja feita uma campanha para a adoção deles tendo, “em contrapartida, desconto de 20% ou 30% no IPTU, ou em qualquer outro tributo estadual ou municipal, já que tanto o Município de Niterói, quanto a Secretaria de Saúde do Estado do RJ, têm interesse neste caso”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

6 minutos ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

3 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

3 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

4 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade