Publicidade
Categories: NotíciasPolícia

Juíza deixa gatos em hospital

Publicidade

A transferência de 25 gatos e dois cães que perambulam pelas instalações do Hospital Estadual Ary Parreiras (que trata de doenças respiratórias) foi proibida através de liminar concedida pela juíza Rosana Navega, do 1° Juizado Especial Criminal em ação ajuizada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Niterói.

No ano passado, parentes de pacientes fotografaram gatos em cima de camas do hospital e fizeram a denúncia aos jornais. A direção do Ary Parreiras, localizado no bairro do Barreto, em Niterói, resolveu transferir os animais para a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suípa), mas a advogada Sharon de Morais, presidente da Comissão de Defesa dos bichanos, impetrou a medida de segurança.

“Entraram, por que deixaram”

A juíza Rosana Navega disse não estar convencida de que os animais circulem pelas instalações do hospital e considerou que a foto divulgada pelos jornais e pelas redes sociais poderia ser “fabricada”. Também ressaltou que, se os gatos entraram no hospital, foi  “porque deixaram entrar… E por que deixaram?”

“Observo que o necessário e urgente para o hospital são remédios, e demais bens necessários para um digno atendimento aos doentes, mas não uma retirada, repentina, de animais que vivem no local há anos, e que nunca incomodaram ninguém, podendo lá viver sem adentrarem no local”, acrescentou a juíza, depois de elogiar a criação e a atuação de uma comissão da OAB, “que tenha por motivação à defesa e proteção dos animais, tão indefesos e submetidos as maiores atrocidades do ser humano, como rodeios, vaquejadas, etc”.

Desconto no IPTU

Em sua decisão, Rosana Navega destaca também que a transferência dos cães e gatos “iria ferir a lei municipal de Proteção e Bem Estar de Animais Domésticos”. Ela sugere que, “caso seja necessária” a transferência dos bichanos, seja feita uma campanha para a adoção deles tendo, “em contrapartida, desconto de 20% ou 30% no IPTU, ou em qualquer outro tributo estadual ou municipal, já que tanto o Município de Niterói, quanto a Secretaria de Saúde do Estado do RJ, têm interesse neste caso”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade