O médico, que também é casado, alegou que “a ré era casada, mas seu marido a privava de bens materiais, o que a deixava insatisfeita, e esse fato lhe encorajou agir para satisfazer as vontades e ambições da cotejada demandada que era funcionária enfermeira do posto de saúde no qual o autor atuava como médico plantonista”, relata o juiz na sua decisão em que cita trechos de romances de Jorge Amado (Dona Flor e seus dois maridos) e outros autores e termina por considerar que o pedido era improcedente porque o autor, que contou ter disfunção erétil e, por isso, sua autoestima ter sido ferida pela companheira, não teria o direito de comprar o amor da mulher, como mostrava nos autos que teria feito.
O juiz Scisínio, um homem com raízes interioranas, filho de Itaocara e conhecedor de música e literatura, citou autores e compositores para embasar sua sentença. Com Antoine de Saint Exupery, do famoso livro O pequeno Príncipe, destacou: “O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca”.
Depois, como o autor pretendia sufocar o direito de liberdade da ré em troca de seu poder capitalista, encontra na obra “Contrato Social”, de Jean Jacques Rousseau, um pensamento que se encaixava no caso amoroso: “Que nunca o mais forte o é tanto para ser sempre senhor, se não converte a força em direito”.
Também Lulu Santos emprestou seus versos à sentença do magistrado, quando este ressaltou que relacionamentos começam e acabam no universo todos os dias, lembrando a canção “que tudo o que se vê não é/ igual ao que a gente viu a um segundo/, tudo muda o tempo todo no mundo/ não adianta fugir, nem fingir, nem mentir pra si mesmo”.
Diante de uma sentença tão fundamentada no Direito e rica em poesia e literatura, vai ser muito difícil o doutor buscar argumentos para reforma-la em instâncias superiores.
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…