Publicidade
Notícias

Jovens com deficiência discutem saúde, educação, trabalho e bullying em Niterói

Publicidade
Autodefensores do Movimento Pestalozziano reunidos em fórum nacional, em Brasília

Para discutir temas ligados à saúde, educação, trabalho e bullying, jovens alunos de oito Associações Pestalozzi fluminenses vão participar, nesta quarta-feira (26/10), do Encontro Estadual de Autodefensores, das 8h às 15h30m, na sede da Pestalozzi de Niterói, em Pendotiba. Os debates devem envolver cerca de 80 pessoas, entre os jovens com deficiência, alunos das Pestalozzi, e técnicos que atuam na área da inclusão e reabilitação.  

Anfitriã do evento, a Pestalozzi de Niterói é pioneira nesse processo de envolvimento de seus alunos, que se reúnem semanalmente para discutir temas que acham importantes e reivindicar direitos. O projeto da instituição niteroiense surgiu depois de sua participação, em 1997, no Encontro Íbero-Americano de Autodefensores, em Montevidéu, Uruguai.

Percebendo a necessidade de ações que garantissem mais autonomia às pessoas com deficiência, de forma que elas mesmas pudessem fazer suas escolhas, a terapeuta ocupacional Leda Rosmaninho, que à época coordenava o Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, estimulou a criação do primeiro grupo de autodefensores.

– Estamos muito motivados para o evento em Niterói. Nosso objetivo é estimular esse tipo de encontro para que nossos jovens possam trocar informações, experiências e ganhar empoderamento para a defesa dos seus direitos junto à sociedade – afirma Renata Cherene, terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro para Integração e Independência.

As Associações Pestalozzi que já confirmaram presença no Encontro Estadual de Autodefensores do Movimento Pestalozziano são as de Magé, Resende, Maricá, Silva Jardim, Duque de Caxias, Guapimirim e Nova Friburgo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade