Nasceu e morreu repórter. Jourdan Amora, diretor de A Tribuna, faleceu aos 87 anos, na manhã de domingo (19), no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), e será velado hoje, segunda-feira (20), no auditório do Parque da Colina, das 12h45m às 14h45m.
Chegou ainda adolescente de Araçuaí, já com o espírito jornalístico aguçado pela sede de notícia. Aos 14 anos, fundou o Jornal Praia das Flechas, que em pouco tempo evoluiu para a Folha Juvenil — o início de uma longa e movimentada trajetória profissional.
Em 1950, suas reportagens passaram a ser publicadas com frequência em três jornais de Niterói: A Palavra, Diário do Povo e Diário do Comércio.
Ainda não havia ponte, mas as notícias de Jourdan Amora atravessaram a Baía e chegaram às páginas do Diário Carioca, Jornal do Brasil e Última Hora, onde manteve uma coluna movimentada por muitos anos.
Em 1965, durante o período revolucionário, foi demitido do Jornal do Brasil, acusado de ações subversivas.
Com as portas dos grandes veículos fechadas, Jourdan Amora, com coragem e determinação, decidiu comprar A Tribuna para realizar o sonho de ter seu próprio jornal e publicar suas matérias sem qualquer interferência editorial ou censura.
Sua independência teve um preço: ao denunciar o governo revolucionário de Raimundo Padilha, foi preso na própria redação por agentes do DOPS.
Em 1972, criou o Jornal de Icaraí, o primeiro jornal gratuito distribuído porta a porta, com ampla circulação até os dias de hoje.
Sob seu comando, A Tribuna formou gerações de jornalistas que hoje atuam em diversos meios de comunicação do Estado do Rio de Janeiro.
Seus filhos, Gustavo e Luiz Jourdan, nasceram entre notícias e máquinas, e há muitos anos vêm ajudando o pai a conduzir a empresa, A Tribuna e o Jornal de Icaraí.
Perdi um velho e querido amigo-irmão. E a cidade perdeu o Velho Repórter — sempre atento aos acontecimentos de Niterói, que ele passou a amar desde que chegou do interior de Minas Gerais.
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…
Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…
Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…
Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…
Segurados da Unimed Leste Fluminense são atendidos no Hospital Itaipu, na Região Oceânica de Niterói…
Miro Arantes: transformação, legado e o novo capítulo do Estaleiro Mauá Se há um nome…