Publicidade
Categories: Notícias

João Galindo, 90 anos, deixa uma lacuna na história da política fluminense

Publicidade
João José Ribeiro Galindo fez história na política do antigo e do novo Estado do Rio de Janeiro

Conheci João José Ribeiro Galindo, que faleceu aos 90 anos na madrugada dessa quarta-feira (26), no Hospital Icaraí, desde os bons tempos da Leiteria Brasil, na rua da Conceição. Ali era o ponto de encontro da sociedade, dos universitários e dos políticos da velha província fluminense em Niterói.

Quando aquela tradicional casa de refeições e lanches arriava as portas, às 22hs, o bate papo ameno ou acirrado continuava até tarde nos bancos da Praça Arariboia, embaixo da estátua do cacique fundador da cidade, Galindo era um dos mais inflamados na discussão dos mais variados assuntos.

Estudioso da História, notadamente da história política, era membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN), desde 17 de outubro de 1973, ano de fundação da entidade cultural.

Daquela movimentada praça em frente às barcas, três frequentadores assíduos se elegeram deputado estadual: Enio Pereira da Costa, Francisco Lomelino e João Galindo.

Além do mandato na Assembleia Legislativa, Galindo foi sub-procurador geral do Estado do Rio de Janeiro, professor e diretor Secretário da Faculdade de Direito da UFF, diretor do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, e secretário de Turismo no Governo Leonel Brizola, além de assessor especial do governador Marcelo Alencar.

Ainda jovem deixou sua terra natal Angra dos Reis, para morar e estudar em Niterói, onde se formou em Direito na Faculdade da UFF. João José Ribeiro Galindo deixa viúva Ângela Bezerra de Menezes, os filhos Patrícia, João Geraldo e Claudia (in memoriam), netos e bisnetos.

O sepultamento está previsto para o Cemitério Parque da Colina, amanhã, quinta-feira (27), após a chegada dos netos que moram no Canadá. O velório será realizado das 9h30m às 12h30m. Descanse em paz nos braços de Deus!

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

1 dia ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade