Publicidade
Notícias

Jeronimo comemora 88 anos de vida, 45 deles à frente do Ponto Jovem

Publicidade

Ele chegou em Niterói na década de 70, depois de muitos anos de trabalho e luta no Porto, em Portugal, sua cidade natal. Antes, já havia aportado no Rio de Janeiro, em 1952.

Jeronimo Alves de Souza faz 88 anos neste sábado (04/01), com uma bonita história de vida, desde quando abriu o Café da Brasileira, na Galeria Gold Star, na rua da Conceição, Centro de Niterói.

Depois Jeronimo foi para Icaraí inaugurar o Chalé 1, na Miguel de Frias, onde o forte era o chope gelado, acompanhado de sanduíches de carne assada e de pernil, pastéis e salgadinhos. O bar virou coqueluche entre os amantes da loura suada.

Ao lado, no sobrado havia a Academia Helfany Peçanha e Jeronimo, vendo aquelas bailarinas saudáveis passarem na sua porta, com um tino comercial incrível montou há 45 anos, no dia 1° de maio, o Ponto Jovem. Funcionava numa portinha ao lado da academia oferecendo sucos das mais variadas frutas e misturas, além dos imbatíveis sandubas com seus molhos incríveis, para atender aquela faixa etária da juventude niteroiense.

Rapidamente, a casa virou point de todo mundo, jovens  a idosos. A frequência também era grande nas madrugadas, obrigando seu Jeronimo, como a garotada o chamava, a manter o Ponto funcionando por 24 horas para atender a demanda da turma que chegava da noitada ou do trabalho. Mais adiante, a falta de segurança fez o Ponto Jovem mudar o horário.

Mesmo com a idade avançada, chova ou faça sol, todas as tardes ele bate ponto no bar trocando ideias com os empregados, sugerindo novos sabores de sucos e temperos, batendo papo com os clientes. A filha Vera Pini, seu braço direito, toca a casa com bastante sucesso e eficiência, fazendo o Ponto Jovem ser premiadíssimo no concurso Água da Boca, de O Globo.

Gente pura e sangue bom como seu Jeronimo, exemplo de vida e dedicação, alavanca anonimamente o progresso e o desenvolvimento da terra de Arariboia.

Muitos anos de vida!!!

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

19 horas ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

5 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

7 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 semana ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

2 semanas ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago
Publicidade