Quando fundou a revista Comunità Italiana em 1994, em Niterói, o jornalista Pietro Domenico Petraglia não imaginava que 29 anos depois o presidente Sergio Matarella lhe outorgasse o título de Grand’Ufficiale dela Republica da Itália, recebida em solenidade na embaixada em Brasília, pelas mãos do embaixador Francesco Azzarello.
A comenda é uma das mais altas honrarias concedidas a pessoas que se destacam na promoção de ações de amizade e colaboração com a nação italiana. Pietro é uma figura histórica nas relações bilaterais entre Brasil e Itália, disse o embaixador Azzarello na entrega da homenagem a Petraglia.
– Quando criei a revista meu objetivo era divulgar a grande colônia niteroiense e aproximá-la da comunidade italiana no Brasil por meio da comunicação, contribuindo para o melhor relacionamento entre os dois países – agradeceu emocionado Pietro Petraglia.
A colônia italiana tem participação importante na terra de Arariboia, em vários segmentos que vão da cultura, com a livraria Mônaco, que existe até hoje, passando pelas capatazias de jornaleiros, pelas tradicionais cadeiras de engraxates, e pela gastronomia com pizzarias e restaurantes. Descendentes italianos nascidos em Niterói também brilham na área médica e nos campos jurídico e do magistério.
Para manter a colônia unida e suas tradições sempre lembradas, fundaram o Clube Italiano na Região Oceânica, onde se destaca a figura de Pietro Polizzo, com 91 anos e ainda atuando na área de distribuição de jornais e revistas.
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…
O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…
Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…