Moradores de Icaraí aprovam a iniciativa, mas a maioria acha que esse tipo de evento deveria ser realizado no Estádio Caio Martins, onde não criariam problemas para a fauna e a flora do Campo de São Bento.”
Tirei a foto acima num dia de semana qualquer, quando estive no Campo para comprovar a ocupação perigosa daquele espaço público. A informação me foi passada por moradores da região, sob anonimato, pois temem represálias da prefeitura. Isso mesmo: medo de denunciar. Essa postura, digamos, receosa de muitos gera a impunidade e o abuso.
Como morador de Niterói a vida toda, vivenciei grandes momentos no Campo de São Bento, que ao longo do tempo se tornou muito pequeno para as necessidades de um bairro como Icaraí, invadido por prédios gigantescos, verdadeiro maná da especulação imobiliária.
Vamos a História. Em 1697, o terreno foi vendido aos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, por isso ganhou o apelido de Campo de São Bento. Seu nome oficial é Parque Prefeito Ferraz.
A baderna no Campo também vem de longe, a começar pelo tamanho minúsculo: localiza-se entre a Rua Lopes Trovão, a Rua Domingues de Sá, a Avenida Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira, ou seja, um quintalzinho. Nos anos 1950/60 foi invadido pela barbárie arquitetônica que reúne o Colégio Estadual Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Escola Municipal Júlia Cortines, a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira e um Centro de Informações Turísticas na prefeitura. A cada prédio construído, mesmo que pequeno e “ingênuo” acentua-se a morte lenta do único parque da Zona Sul de Niterói.
Icaraí aumenta, a população aumenta, o IPTU aumenta e a área do Campo só diminui. Um quiosque aqui, uma feirinha ali, os hediondos food trucks com seus geradores ligados que não deixam ninguém dormir, tudo isso no maior e mais caro bairro da cidade. O que fazem a Câmara dos Vereadores e a Associação dos Moradores para conter a cada vez mais insana cobiça de gente que não tem nenhum laço afetivo com a cidade e com seus bairros, com a cumplicidade da prefeitura? O que fazem os moradores da região em defesa dessa que já foi uma bela área pública?
Revoltante.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…