Publicidade
Coluna do LAM

A incrível história do dicionário “Aurélio” é lançada em livro

Publicidade

Excelente notícia! A editora Máquina de Livros está lançando “Por trás das palavras”: As intrigas e disputas que marcaram a criação do dicionário ‘Aurélio’, o maior fenômeno do mercado editorial brasileiro, do jornalista Cezar Motta, que chegou esta semana às melhores livrarias do país. Cezar é também autor de “Até a última página: Uma história do Jornal do Brasil” que conta, em detalhe minuciosos, a saga do JB do nascimento até o ano de 2010; o dia a dia eletrizante, intricado e fascinante do jornal que foi uma referência por décadas.

“Por trás das palavras:…” é uma grande reportagem de quase 200 páginas, texto ótimo, objetivo, daqueles que a gente não consegue parar de ler. Cezar Motta, niteroiense que vive há décadas em Brasília, foi fundo na história do dicionário “Aurélio” e também de seu autor, Aurélio Buarque de Holanda (1910-1989).

Ele entrevistou dezenas de pessoas, muitas delas protagonistas da história. São escritores, acadêmicos, editores, jornalistas, políticos e empresários, um painel da intelectualidade do país, que participou ou testemunhou os dois momentos determinantes de Aurélio Buarque de Holanda e de sua equipe: a incansável busca por recursos para financiar o projeto – lançado em 1975 – e, mais tarde, a acirrada disputa pelos milhões gerados pelo sucesso de vendas.

“Aurélio” já vendeu 15 milhões de exemplares e “vou ver no Aurélio” era uma expressão corriqueira no Brasil. Particularmente, eu imaginava o Aurélio um homem extremamente formal, sentado em uma escrivaninha clássica em frente a uma estante de livros envernizada, ultra organizada. Nada disso.

Dos relatos à bordo do livro emerge a figura de um Aurélio romântico/boêmio, um caçador de palavras sem compromisso com prazos e custos. E também um homem preguiçoso, desorganizado e, por vezes, ardiloso, que desdenha do esforço de seus colaboradores. Todos, no entanto, reconhecem a genialidade do Mestre, como era conhecido, e sua cultura, memória e erudição. Um dos grandes, se não o maior filólogo do Brasil, de carisma inquestionável e membro da Academia Brasileira de Letras desde 1961.

Esperança e desalento se alternam ao longo dos capítulos ilustrados com imagens dos personagens e até de originais da obra, resultado de um abrangente trabalho de pesquisa. Cezar Motta ajuda a entender o que representou para o país o dicionário “Aurélio”, que se tornou sinônimo de seu criador e vice-versa. E conta ainda como um livro de referência se transformou no maior best-seller brasileiro de todos os tempos.

Por trás das palavras é um livro sobre ousadia, paixão e cobiça: paixão pelas palavras, ousadia em registrar e compartilhar os significados de centenas de milhares de termos e expressões da língua portuguesa, e cobiça pelo prestígio e dinheiro decorrentes do sucesso do dicionário.

Fundamental para conhecermos melhor a cultura brasileira. Mais detalhes em www.maquinadelivros.com.br

Cezar Motta nasceu em Niterói, em 1950. Foi criado em São Domingos e no Centro de Niterói, primeiro e segundo graus na cidade (GE Raul Vidal e Liceu Nilo Peçanha) curso de Jornalismo na segunda turma da UFF. Estagiário n’O Fluminense em 1969.

Trabalhou nas rádios Nacional e Jornal do Brasil, na TV Globo, na revista “Veja” e nos jornais “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “Folha de S. Paulo”, “Correio Braziliense” e “Zero Hora”. Passou ainda pela Comunicação Social do Senado Federal. É autor de “Até a última página: uma história do Jornal do Brasil”.

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

7 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

3 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

4 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade