Publicidade
Notícias

Implantar a mediação em todo RJ é a meta de Zveiter na Secretaria de Justiça

Publicidade

O ex-deputado federal Sérgio Zveiter, que assumirá quinta-feira (18/03) a Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tem como prioridade implantar a mediação judicial e extrajudicial em todos os municípios fluminenses. A implantação dessa forma de solução de conflitos será feita em parceria com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Henrique Vieira.

O futuro secretário esteve hoje (15/03) com o presidente do TJ para propor uma parceria da Secretaria de Justiça com o Núcleo de Mediação, presidido pelo desembargador Cesar Cury. Esse núcleo já atende às áreas de família, empresarial, comunitária, escolar, tributária e de relações de consumo.

Zveiter foi o relator, na Câmara dos Deputados, do projeto de substitutivo que define a mediação como atividade técnica, exercida por pessoa imparcial, sem poder de decisão, mas que auxilia as partes envolvidas a encontrarem soluções consensuais.

Agora, o juiz,  antes de instalar o litígio, pode remeter o processo à mediação judicial para que o conflito se resolva em um prazo de 60 dias, prorrogáveis apenas se houver acordo entre as partes. Ninguém será obrigado, porém, a submeter-se a essa tentativa de conciliação. No caso da mediação extrajudicial, o mediador disciplina como será o procedimento e não há prazo definido para sua conclusão.

Ex-presidente da OAB/RJ, Zveiter diz que a medida vai ajudar a desafogar o Poder Judiciário e acelerar as decisões sobre os processos. “Apesar de ninguém ser obrigado a participar da mediação ou nela permanecer, tenho certeza de que vai haver uma mudança de cultura e as pessoas vão acreditar que essa alternativa de solução é muito mais rápida, barata e eficiente”, afirmou.

O sistema de mediação será implantado nas secretarias estaduais, começando pela de Educação, comandada por Comte Bittencourt. Nas escolas, além de dirimir possíveis conflitos entre pais, professores e diretores, a Secretaria de Justiça vai ensinar aos alunos noções de cidadania.

Sérgio Zveiter será empossado pelo governador Claudio Castro na quinta-feira, no Palácio Guanabara, numa cerimônia sem a presença de convidados por causa da Covid-19.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade