Publicidade
Categories: NotíciasPolícia

Huap reduz exames com furto de aparelhos

Publicidade

Não é só a Saúde que anda mal das pernas em Niterói. A Segurança também está doente. Ladrões furtaram três aparelhos de endoscopia, avaliados em cerca de R$ 600 mil, do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). O setor de gastroenterologia e endoscopia do Huap realizava cerca de 300 exames por mês, mas segundo comunicado da direção, “precisará reduzir em 70% os exames de colonoscopia e em 30% os exames de endoscopia, para pacientes que ainda não estão agendados”.

O sumiço dos equipamentos (parecidos com o da direita, na foto) foi notado ontem, quando a enfermeira do serviço de gastroenterologia do HUAP comunicou o fato à chefia do setor que teve portas e armários arrombados no último fim de semana.

Em comunicado feito pelo site do hospital, a direção do HUAP descreve os aparelhos utilizados para diagnosticar várias doenças do aparelho digestivo, inclusive câncer, como sendo dois videocolonoscópios (marca FUJINON modelo EC530LP, número de tombamento 16879 e FUJINON modelo EC590ZW3, número de tombamento 422622) e um videogastroscópio (Olympus modelo GIFQ150, número de série 2306925) que realizam exames de endoscopia e colonoscopia em adultos, sendo um único, utilizado para o atendimento infantil.

A direção do hospital abriu uma sindicância para apurar os fatos e comunicar o ocorrido à Polícia Federal. Também em seu comunicado, a direção diz ter “ciência através de outras divulgações da mídia sobre a existência de uma quadrilha especializada nesse tipo de furto cometido em outros locais”. E, por fim, faz um alerta a “outras clínicas e unidades hospitalares sobre a possibilidade desses aparelhos entrarem no mercado de compra e venda ilegal”.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

24 horas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

7 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

7 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade