Neste 18 de outubro, uma data dedicada aos médicos, é importante lembrar que Niterói sempre foi um celeiro de excelentes profissionais da saúde. O Hospital Antônio Pedro, quando tinha sua emergência de portas abertas, era referência na formação de profissionais.
A Coluna presta uma homenagem especial a esses salvadores de vidas, em particular a Lutegarde Vieira de Freitas, que chefiou a Cirurgia Geral do Servidores do Estado por mais de quatro décadas. Aos 82 anos, ele ainda continua ativo, indo ao hospital carioca às terças e quintas-feiras para examinar os casos mais complexos.
Lutegarde chegou jovem a Niterói, vindo de Laje do Muriaé. Formou-se no colégio Salesianos e na Faculdade de Medicina da UFF, em 1966. Fez residência no HUAP, aprendendo com o mestre José Hilário, e se destacou na cirurgia geral. Com rara vocação, tornou-se professor e se aposentou como titular na UFF. Fez mestrado na Fluminense e doutorado pela UFRJ. Seu legado inclui milhares de médicos formados, que atuam em todo o país e no exterior. Ele é de uma época em que os diagnósticos eram feitos sem a tecnologia avançada dos exames de imagem que existem hoje.
Outro exemplo e feliz coincidência no Dia do Médico. Lutegarde é casado com Maria Célia, cirurgiã-geral como o marido e com doutorado em servir ao próximo. Há 50 anos, ela entrou por concurso para o Orêncio de Freitas. Há 11 anos dirige com dedicação incansável o hospital do Barreto. Com seu jaleco branco percorre diariamente as enfermarias para ver se está tudo OK e dar o seu apoio e carinho especial aos doentes ali internados.
Esta homenagem celebra não apenas Lutegarde e Maria Célia, mas todos os médicos que dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar dos outros.
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…
Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…
Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…
Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…
Segurados da Unimed Leste Fluminense são atendidos no Hospital Itaipu, na Região Oceânica de Niterói…
Miro Arantes: transformação, legado e o novo capítulo do Estaleiro Mauá Se há um nome…