Publicidade
Notícias

Homenagem aos incansáveis salvadores de vidas

Publicidade
Maria Célia e Lutegarde exercem a atividade com competência, com relevantes serviços prestados à saúde pública

Neste 18 de outubro, uma data dedicada aos médicos, é importante lembrar que Niterói sempre foi um celeiro de excelentes profissionais da saúde. O Hospital Antônio Pedro, quando tinha sua emergência de portas abertas, era referência na formação de profissionais.

A Coluna presta uma homenagem especial a esses salvadores de vidas, em particular a Lutegarde Vieira de Freitas, que chefiou a Cirurgia Geral do Servidores do Estado por mais de quatro décadas. Aos 82 anos, ele ainda continua ativo, indo ao hospital carioca às terças e quintas-feiras para examinar os casos mais complexos.

Lutegarde chegou jovem a Niterói, vindo de Laje do Muriaé. Formou-se no colégio Salesianos e na Faculdade de Medicina da UFF, em 1966. Fez residência no HUAP, aprendendo com o mestre José Hilário, e se destacou na cirurgia geral. Com rara vocação, tornou-se professor e se aposentou como titular na UFF. Fez mestrado na Fluminense e doutorado pela UFRJ. Seu legado inclui milhares de médicos formados, que atuam em todo o país e no exterior. Ele é de uma época em que os diagnósticos eram feitos sem a tecnologia avançada dos exames de imagem que existem hoje.

Outro exemplo e feliz coincidência no Dia do Médico. Lutegarde é casado com Maria Célia, cirurgiã-geral como o marido e com doutorado em servir ao próximo. Há 50 anos, ela entrou por concurso para o Orêncio de Freitas. Há 11 anos dirige com dedicação incansável o hospital do Barreto. Com seu jaleco branco percorre diariamente as enfermarias para ver se está tudo OK e dar o seu apoio e carinho especial aos doentes ali internados.

Esta homenagem celebra não apenas Lutegarde e Maria Célia, mas todos os médicos que dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar dos outros.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

4 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

3 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade