Orador primoroso e de uma inteligência rara, lotava o plenário dos tribunais de júri que participava. Colegas de profissão e estudantes iam assistir quando atuava como advogado do povo ou criminalista contratado por algum acusado ou vítima.
Herval foi secretário de Segurança no governo Badger Silveira, presidente da Imprensa Oficial, procurador geral da Prefeitura de Niterói, conselheiro da OAB e membro e orador oficial do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Em 1954, durante a gestão do governador Amaral Peixoto, foi nomeado, juntamente com José de Carvalho Leomil, Messias de Moraes Teixeira, Alcy Amorim da Cruz, Nelson Joaquim da Silva e Antônio Carlos Nunes Martins, para o novo cargo de defensor público, criado na estrutura administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça.
Uma vida inteira dedicada à advocacia, Herval Basilio se destacava pela bagagem cultural jurídica, elegância, humildade e simpatia. Deixa três filhos, Herval, economista e empresário; Marcus, desembargador do TJ; Luiz Henrique, auditor da Receita Federal; e sete netos e sete bisnetos. O sepultamento será no Parque da Colina, mas ainda não tem horário marcado. Uma grande perda para o mundo jurídico. Descanse em paz.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…