O professor Gustavo Jiménez está à frente do grupo como regente e dá aulas semanalmente do instrumento no Espaço Cultural da Grota.
A apresentação faz parte do projeto Grupos Musicais, que trabalha no aperfeiçoamento de habilidades com instrumentos, teoria musical, prática de orquestra, e apresentações externas e na sede da Escola Canadense.
Por sua vez, o projeto da Grota do Surucucu teve início na década de oitenta, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças da comunidade que apresentavam dificuldades na escola, proporcionando-lhes reforço escolar.
Em 1995, Otávia pediu ao seu filho Márcio Paes Selles, músico, que desse aulas de música, que começou a ensinar flauta doce, violino, viola e violoncelo. Em 1998, após o falecimento de Otávia, Márcio e sua esposa Lenora Mendes assumiram a direção do trabalho, formando o núcleo do que mais tarde seria a Orquestra de Cordas da Grota.
O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas junto com a música foram conquistadas apresentações no país e no exterior (Portugal, Nova Iorque, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize), gerando renda e a perspectiva de um futuro melhor.
Em 2004, com o apoio da Brazil Foundation e do Instituto Cooperforte foram feitas melhorias nas instalações e, em 2007, a pequena casa que Otávia ocupou ganhou características de prédio, o que permitiu expandir o número de crianças e jovens atendidos.
Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…