Axel Gael confidenciou a um amigo que chegou no limite da tolerância pessoal, política e administrativa com determinadas pessoas que gozam da sua maior intimidade na prefeitura de Niterói. Somente agora ele teria percebido que os interesses dessas pessoas estão acima da consideração de amizade.
O confidente acha que o prefeito não vinha percebendo essa traição ao longo do tempo, apesar do seu desgaste pessoal e político aumentando a cada dia pela ineficiência administrativa de uma máquina bilionária sob seu comando, envolvendo os mais importantes órgãos da administração direta e indireta.
A gota d’água foi a viagem que fez por oito dias a Bordeaux, na França, quando o vice-prefeito Paulo Bagueira assumiu o lugar de Grael e colocou o bloco na rua, tendo por trás o secretário executivo Rodrigo Neves. Bagueira acabou (pelo menos até o prefeito Grael voltar a Niterói) com as cracolândias crônicas na saída do túnel de São Francisco e na Praça da República. Também reinaugurou o Parque do Barreto (a maior obra eleitoreira da Zona Norte), além de assinar alguns atos oficiais que poderiam perfeitamente aguardar a chegada do prefeito, que é o candidato natural do PDT em 2024.
Axel também se queixou de muitos secretários e vereadores da base aliada que costumam se reportar mais ao secretário executivo Rodrigo do que a ele, prejudicando muitas vezes a execução imediata de medidas emergenciais em resposta às reclamações da população. Isto desgasta a sua imagem.
Um secretário comentou em off que o atual prefeito Axel Grael e o ex Rodrigo Neves já estão se evitando, mas que por enquanto procuram manter as aparências em público, embora não se saiba até quando.
Rodrigo Neves, uma velha raposa da política, costuma dizer que Axel é prefeito graças a ele. Talvez por isso, das 65 Secretarias e órgãos existentes no organograma da prefeitura, Grael nomeou apenas meia dúzia de gatos pingados dentre pessoas de sua amizade e confiança.
O primeiro escalão é todo formado por gente das duas gestões de Rodrigo e por indicações de seu grupo político ou de vereadores da base aliada, assim como a grande maioria dos mais de 6 mil cargos comissionados.
O secretário executivo Rodrigo Neves engana ao dizer que apoia a reeleição de Axel, para não sofrer os desgastes de uma candidatura antecipada a prefeito, ainda mais porque ele responde a dois processos criminais cabeludos por corrupção, que misteriosamente encontram-se parados no Tribunal de Justiça.
Se Rodrigo pensa que essa manobra mesquinha só atinge o prefeito Axel, está totalmente enganado. Leva ele de roldão, pois está dentro do Governo, na Secretaria Executiva, assim como todo o esquema pedetista que quer se perpetuar no poder para continuar usufruindo de uma máquina bilionária, como a de Niterói.
Analistas políticos acham que Grael está demorando muito para desembarcar a tropa rodriguiana do barco desgovernado e seguir em frente com uma tripulação de sua confiança, para tentar salvar a imagem do sobrenome consagrado na vela, mas que agora, na Prefeitura de Niterói, está arriscado de afundar num mar sombrio. Axel e Rodrigo precisam acertar os ponteiros políticos, definir logo quem vai ser o candidato a prefeito, para que os moradores que pagam um dos IPTUs mais caros do país não continuem sofrendo com o descalabro desse duplo comando na administração municipal.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…