Publicidade
Categories: Notícias

Grael renuncia à reeleição para Rodrigo continuar mandando em Niterói

Publicidade
À sombra de Rodrigo Neves, Axel Grael renuncia à reeleição e lança a candidatura do ex-prefeito em seu lugar

Se nos três primeiros anos da administração Axel Grael o ex-prefeito Rodrigo Neves é quem dava as ordens na Prefeitura como secretário Executivo, imaginem agora. Grael renunciou à reeleição em favor do seu mentor, o qual lançou, ontem à noite (18), como candidato à prefeitura de Niterói.

Rodrigo se proclama um grande gestor, quando, na verdade, pode ser apontado como responsável pelos erros da gestão de Grael. Este ainda vai agonizar mais 11 meses tocando Niterói com o estafe de Rodrigo. Talvez até invente mais algumas viagens pelo Brasil e o exterior.

Não se podia esperar mais de um prefeito que só conseguiu nomear seis gatos pingados: a chefe de gabinete, Mariane Thamsten; o subsecretário do Cerimonial, Haroldo Enéas; a secretária de Planejamento. Isadora Modesto; a controladora geral do Município, Cristiane Marcelino; e o secretário municipal do Clima, Luciano Paes.

Os demais ocupantes das 65 secretarias e órgãos públicos que engrossam a máquina administrativa de Niterói, assim como os milhares de comissionados, são todos oriundos das gestões anteriores de Rodrigo Neves ou indicados por vereadores e partidos da chamada base aliada.

O preocupante é que nos dois primeiros anos, Axel Grael gastou a grana toda com marketing e obras eleitoreiras para ajudar a candidatura fracassada de Rodrigo Neves ao governo do Rio de Janeiro. A situação agora vai se repetir com a gastança dos royalties do petróleo para o grupo se perpetuar no poder.

O grande nó está na escolha do vice-prefeito, já que Axel Grael não vai compor a chapa de Rodrigo para executar uma outra manobra política em favor do grupo. Não sendo candidato a nada, a legislação eleitoral permite que ele inaugure as obras do Plano Niterói 450 anos, orçadas em R$ 2 bilhões, dando um gás na candidatura do correligionário.

Grael, no entanto, discorda da candidatura de Paulo Bagueira como vice. Não se sabe, porém, se o prefeito enfraquecido vai ter cacife para vetar uma liderança que tem força junto aos vereadores na Câmara Municipal. Bagueira presidiu o Legislativo por várias vezes, e é uma importante liderança na Zona Norte. Como alternativa, Rodrigo Neves tem levado alguns outros nomes a Axel, inclusive o do ex-adversário Felipe Peixoto, para compor sua chapa à sucessão.

Uma velha raposa da política niteroiense disse que o prefeito Axel Grael devia estar preocupado é com seu CPF quando terminar o mandato. Ele poderá se ver envolvido em processos do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça, diante de tantas denúncias de irregularidades administrativas e malversação de dinheiro público feitas à rodo pelo Ministério Público.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

2 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade