Se nos três primeiros anos da administração Axel Grael o ex-prefeito Rodrigo Neves é quem dava as ordens na Prefeitura como secretário Executivo, imaginem agora. Grael renunciou à reeleição em favor do seu mentor, o qual lançou, ontem à noite (18), como candidato à prefeitura de Niterói.
Rodrigo se proclama um grande gestor, quando, na verdade, pode ser apontado como responsável pelos erros da gestão de Grael. Este ainda vai agonizar mais 11 meses tocando Niterói com o estafe de Rodrigo. Talvez até invente mais algumas viagens pelo Brasil e o exterior.
Não se podia esperar mais de um prefeito que só conseguiu nomear seis gatos pingados: a chefe de gabinete, Mariane Thamsten; o subsecretário do Cerimonial, Haroldo Enéas; a secretária de Planejamento. Isadora Modesto; a controladora geral do Município, Cristiane Marcelino; e o secretário municipal do Clima, Luciano Paes.
Os demais ocupantes das 65 secretarias e órgãos públicos que engrossam a máquina administrativa de Niterói, assim como os milhares de comissionados, são todos oriundos das gestões anteriores de Rodrigo Neves ou indicados por vereadores e partidos da chamada base aliada.
O preocupante é que nos dois primeiros anos, Axel Grael gastou a grana toda com marketing e obras eleitoreiras para ajudar a candidatura fracassada de Rodrigo Neves ao governo do Rio de Janeiro. A situação agora vai se repetir com a gastança dos royalties do petróleo para o grupo se perpetuar no poder.
O grande nó está na escolha do vice-prefeito, já que Axel Grael não vai compor a chapa de Rodrigo para executar uma outra manobra política em favor do grupo. Não sendo candidato a nada, a legislação eleitoral permite que ele inaugure as obras do Plano Niterói 450 anos, orçadas em R$ 2 bilhões, dando um gás na candidatura do correligionário.
Grael, no entanto, discorda da candidatura de Paulo Bagueira como vice. Não se sabe, porém, se o prefeito enfraquecido vai ter cacife para vetar uma liderança que tem força junto aos vereadores na Câmara Municipal. Bagueira presidiu o Legislativo por várias vezes, e é uma importante liderança na Zona Norte. Como alternativa, Rodrigo Neves tem levado alguns outros nomes a Axel, inclusive o do ex-adversário Felipe Peixoto, para compor sua chapa à sucessão.
Uma velha raposa da política niteroiense disse que o prefeito Axel Grael devia estar preocupado é com seu CPF quando terminar o mandato. Ele poderá se ver envolvido em processos do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça, diante de tantas denúncias de irregularidades administrativas e malversação de dinheiro público feitas à rodo pelo Ministério Público.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…