Publicidade
Notícias

Grael não flexibiliza restrições e instala barreiras sanitárias nos acessos a Niterói

Publicidade

O prefeito Axel Grael não cedeu à pressão de manifestantes que cobraram hoje (12/04), em passeata que parou o trânsito no Centro de Niterói. Agora há pouco, através das redes sociais, justificou o endurecimento das medidas restritivas para enfrentar a Covid-19 e anunciou que a partir de quarta-feira (14/04), “barreiras sanitárias vão ser instaladas nos acessos a Niterói.  “É uma medida dura, mas necessária. Não podemos perder todo o esforço que fizemos até agora”, disse Grael.

Destacou que a rede hospitalar pública e privada de Niterói está com uma grande sobrecarga na taxa de ocupação. Segundo disse, os hospitais niteroienses atendem atualmente cerca de 30% de pacientes vindos de outras cidades. Desses, 20% vêm de São Gonçalo.

– Nos preocupa São Gonçalo, que tem feito restrições bastante pequenas e não tem fiscalização. A consequência disso é que lá os hospitais estão lotados, o que acaba impactando a nossa rede de saúde. A gente não pode negar o atendimento àquelas pessoas. Mas isto é muito grave. Já fomos até o governador pedindo que liderasse uma ação reunindo os municípios metropolitanos, mas, infelizmente, não conseguimos ainda essa coordenação – disse Grael.

Pela manhã, comerciantes e trabalhadores de lojas e restaurantes fizeram um protesto que culminou com uma concentração na porta da Prefeitura de Niterói. Reclamavam que suas atividades são essenciais e, por isso, não podem ficar sem trabalhar. Em transmissão feita pela internet na noite de hoje, Grael disse que tem dialogado com os segmentos da sociedade de Niterói e que a prefeitura criou programas de apoio ao cidadão e às empresas. Citou o Renda Básica, que distribui R$ 500 mensais para cada uma das 50 mil famílias beneficiadas; e o Empresa Cidadã, “que garante 12 mil empregos”. Anunciou que está pedindo autorização à Câmara de Vereadores para duplicar esse programa para mais 12 mil trabalhadores.

Sobre a aquisição pela prefeitura de 800 mil doses da vacina russa Sputnik V, que ainda não foi liberada pela Anvisa, espera que até novembro tenha vacinado toda a população (514 mil habitantes) e também as pessoas que trabalham em Niterói. A previsão da chegada da Sputnik é de 25 mil doses em maio; 75 mil em junho; depois nos meses seguintes, lotes de 130 mil, até que em novembro se completem as 800 mil com o último lote de 50 mil.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade