As medidas de isolamento social em Niterói vão ser ainda mais duras, por pelo menos mais duas semanas. O prefeito Axel Grael vai se reunir amanhã (19/03) com segmentos da sociedade para definir as restrições a serem publicadas em decreto no sábado (20/03).
Com a chegada de um pouco mais de oito mil doses de vacina, o calendário de imunização de Niterói vai se estender até os idosos com 72 anos ou mais.
Amanhã, dia 19/03, serão vacinados maiores de 75 anos. Na segunda e terça-feira (22 e 23/03), 74 anos: dias 24 e 25, 73 anos: e dias 26 e 29, 72 anos. Para cumprir esse calendário, o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, disse depender da chegada de mais doses de vacina para Niterói.
O decreto do toque de recolher das 23h às 5h, em vigor de 5 a 21 de março, determinou o funcionamento de bares e restaurantes até as 18h, estando proibida a música ao vivo. Os quiosques da orla permanecem fechados. Os shoppings e centros comerciais só podem abrir das 12h às 22h, enquanto o comércio de rua e ambulantes têm o horário limitado das 10h às 19h. Nas praias está proibida a prática de esportes coletivos. Nesta sexta-feira (19), depois de se reunir com representantes das classes produtivas da cidade, Axel Grael baixará novo decreto prorrogando por mais quinze dias e ampliando algumas das restrições atualmente em vigor.
Tanto o secretário como o prefeito destacaram em live nas redes sociais, transmitida às 20h30m de hoje, a importância de as pessoas manterem o isolamento social e a higiene das mãos, além do uso de máscaras de proteção individual.
– O quadro da pandemia no Brasil só piora, dia após dia. Cresce o número de casos, o número de estados que caminham ou já estão em colapso, e a indústria farmacêutica não consegue fornecer medicamentos para atender a demanda. A gente precisa evitar que esse cenário de muita gravidade chegue a nossa cidade. Por isso é importante manter toda atenção aos protocolos sanitários – alertou o secretário de Saúde.
Justificou que, embora em Niterói o índice de ocupação de leitos hospitalares seja menor que o da maioria dos municípios do Estado do Rio, “essa taxa está crescendo”. Disse que somente o poder público “não dá conta de evitar esse vírus maldito”. Oliveira acrescentou que Niterói “conta com a cidadania da população, fundamental para reduzir o contágio e evitar que o sistema de saúde entre em colapso”.
Os locais de vacinação em Niterói são os seguintes:
-
Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres 335, Praia de Icaraí
-
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
-
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.
-
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
-
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
-
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
-
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
-
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
-
Drive thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.