O prefeito de Niterói, Axel Grael, publicou em meio aos festejos de fim de ano um edital para concessão de área pública para instalação de um posto de gasolina perto do Plaza Shopping, na Avenida Visconde do Rio Branco.
Um mês depois, o terreno com 1.042,47 m² em frente ao Botequim Arretado, foi concedido por R$ 13 milhões para a empresa AF Souza Ltda explorar ali, por dez anos, um posto de combustível. Antes, no mesmo dia 27 de dezembro em que abriu a licitação, Grael assinou decreto desafetando a área pública. Considerou que o espaço do canteiro central da Visconde do Rio Branco “não atende mais as necessidades do município”.
No entanto, nem Grael ou seu secretário de Urbanismo, Renato Barandier, consideraram que a instalação de um posto de gasolina no meio de uma rua de trânsito movimentado causaria ainda mais transtorno à tão falada (por eles) mobilidade urbana de Niterói.
A cessão da área que formava um canteiro central dividindo as pistas da Visconde do Rio Branco vai acabar afetando ainda mais o trânsito no bairro São Domingos, já prejudicado pelo retorno que veículos têm de fazer em frente ao prédio que sediou a Enel.
Antes da construção do Complexo Esportivo no lugar da Concha Acústica, o acesso do Centro ao Ingá podia ser feito por uma agulha ao lado do posto de gasolina que havia em frente ao Clube Canto do Rio. Os veículos acessavam a Rua Hernani Mello sem ter que fazer o contorno como é hoje, pela Rua General Osório (endereço antigo da Enel).
Para os motoristas que pretendem seguir até o Gragoatá e de lá ao Ingá e a Icaraí pela Avenida Litorânea, sobrou uma pista única ao lado do Reserva Cultural. Este funil complica o trânsito que vai sofrer ainda mais com o novo posto de gasolina.
O posto de combustível que funcionou por mais de quarenta anos em frente ao Clube Canto do Rio, acabou “engolido” pela instalação do complexo esportivo na Concha Acústica, cuja obra está custando R$ 100 milhões do dinheiro público.
Com o funcionamento de um novo posto no canteiro central em frente ao Arretado, a Visconde do Rio Branco terá o trânsito prejudicado tanto na pista que sobe (ao lado da Praça JK), como na pista de descida em frente ao DCE da UFF e perto do Plaza Shopping.
Por sua vez, os veículos que descem a Rua Badger Silveira, vindos do Ingá pela Rua São Sebastião, assim como os carros que saem da garagem do shopping, ao fazer aquela curvinha na Praça Manoel de Nóbrega (ao lado do Instituto de Matemática da UFF) vão encontrar os carros que vêm da Praça Araribóia e, ainda, os que entrarão e sairão do novo posto de gasolina. Assim, não há mobilidade urbana que resista a tanta improvisação, para não dizer outra coisa…
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…