Publicidade
Notícias

Geremias Fontes soube usar bem a caneta cheia de tinta do poder

Publicidade

Qual o gonçalense dos velhos e bons tempos que não se lembra do slogan “Geremias na caneta e Lavoura na picareta”? O bordão marcou a história de São Gonçalo, a cidade mais populosa do Estado do Rio de Janeiro.

Geremias de Mattos Fontes, que faria 90 anos dia 28/06, vai ser lembrado pela Associação Médica Fluminense. A entidade que construiu sua sede em Icaraí em terreno doado por Geremias (então governador do Estado) vai inaugurar um busto do benemérito. A obra é da escultora Jô Gracine.

Quem está à frente da homenagem é Waldenir Bragança, ex-prefeito de Niterói, outra figura incorruptível, que presidia a AMERJ durante a construção da sede da associação há 50 anos. O complexo vai de uma rua a outra, com sua sede, salão social, área de recreação, teatro e a igreja de São Lucas, padroeiro dos médicos.

O monsenhor Elidio Robaina, 88 anos, pároco da igrejinha ainda fechada por causa do Covid 19, celebrou ontem missa pela boníssima alma do pastor Geremias, no altar de sua modesta casa no alto de São Lourenço.

Exemplo de vida pública, numa época de tanta roubalheira e desmoralização da classe política, Geremias Fontes começou sua carreira como secretário do lendário Joaquim Lavoura, prefeito que marcou época em São Gonçalo, com seu chapéu de palha, piteira no canto da boca, e uma picareta ou uma vassoura nas mãos.

Geremias foi eleito sucessor de Lavoura para comandar o populoso município, sendo depois representante de São Gonçalo por dois mandatos na Câmara dos Deputados em Brasília.

Governador do antigo Estado do Rio de Janeiro, de 1967 a 1971, fez uma administração voltada para os municípios do interior, principalmente nas áreas da educação e saneamento, além de sua preocupação em ser um governante ecumênico, apesar de pastor da igreja Batista do Calvário.

No final da vida, casado com Nilda, primeira dama simples e encantadora, advogou para manter sua numerosa prole, oito filhos, 23 netos, criando e mantendo a Comunidade S8, que atua na prevenção e tratamento de dependentes químicos, em Marambaia.

São Gonçalo, por quem ele dedicou a vida toda, trabalhou e representou, está lhe devendo uma homenagem digna em reconhecimento e que sirva de exemplo para outras gerações de políticos.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Morre Herbert Praxedes, médico descobridor da Hemoglobina Niterói

Praxedes durante a defesa que fez, no STF, do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas…

16 horas ago

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

2 dias ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

4 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

6 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

2 semanas ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago
Publicidade