Dona Gaby (de vestido branco) com moradores que ajudavam na preservação ambiental de Itaocatiara
Dona Gaby Trece de Paula, a guardiã da natureza de Itacoatiara, completa 100 anos, dia 8 de junho. Durante mais de 50 anos ela cuidou pessoalmente das plantas da restinga. Todos dias após o café da manhã percorria o calçadão dando bom dia às 36 espécies que faziam parte do bioma original e outras 59 plantas não nativas catalogadas por biólogos. Com uma tesoura de poda retirava ervas daninhas e tratava de manter as plantas viçosas.
Hoje, bastante lúcida e ativa, Dona Gaby ocupa parte de seu tempo costurando colchas de retalhos para doar a bebês de famílias carentes.
As plantas da restinga, que tratava com tanto carinho, hoje cresceram demais, sem tratamento, e tiram a visão do mar de quem passeia pelo calçadão de Itacoatiara.
Há dez anos Dona Gaby deixou de ir àquele espaço verde. Nessa época, aos 90 anos era vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Mesmo sem ser bióloga, ela não dava muita confiança para os fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que a respeitavam e entendiam seu cuidado com a restinga que hoje mais parece um matagal, de tão esquecida que está pela prefeitura de Niterói.
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…
Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…
Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…