Dona Gaby Trece de Paula, a guardiã da natureza de Itacoatiara, completa 100 anos, dia 8 de junho. Durante mais de 50 anos ela cuidou pessoalmente das plantas da restinga. Todos dias após o café da manhã percorria o calçadão dando bom dia às 36 espécies que faziam parte do bioma original e outras 59 plantas não nativas catalogadas por biólogos. Com uma tesoura de poda retirava ervas daninhas e tratava de manter as plantas viçosas.
Hoje, bastante lúcida e ativa, Dona Gaby ocupa parte de seu tempo costurando colchas de retalhos para doar a bebês de famílias carentes.
As plantas da restinga, que tratava com tanto carinho, hoje cresceram demais, sem tratamento, e tiram a visão do mar de quem passeia pelo calçadão de Itacoatiara.
Há dez anos Dona Gaby deixou de ir àquele espaço verde. Nessa época, aos 90 anos era vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Mesmo sem ser bióloga, ela não dava muita confiança para os fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que a respeitavam e entendiam seu cuidado com a restinga que hoje mais parece um matagal, de tão esquecida que está pela prefeitura de Niterói.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…