Dona Gaby (de vestido branco) com moradores que ajudavam na preservação ambiental de Itaocatiara
Dona Gaby Trece de Paula, a guardiã da natureza de Itacoatiara, completa 100 anos, dia 8 de junho. Durante mais de 50 anos ela cuidou pessoalmente das plantas da restinga. Todos dias após o café da manhã percorria o calçadão dando bom dia às 36 espécies que faziam parte do bioma original e outras 59 plantas não nativas catalogadas por biólogos. Com uma tesoura de poda retirava ervas daninhas e tratava de manter as plantas viçosas.
Hoje, bastante lúcida e ativa, Dona Gaby ocupa parte de seu tempo costurando colchas de retalhos para doar a bebês de famílias carentes.
As plantas da restinga, que tratava com tanto carinho, hoje cresceram demais, sem tratamento, e tiram a visão do mar de quem passeia pelo calçadão de Itacoatiara.
Há dez anos Dona Gaby deixou de ir àquele espaço verde. Nessa época, aos 90 anos era vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Mesmo sem ser bióloga, ela não dava muita confiança para os fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que a respeitavam e entendiam seu cuidado com a restinga que hoje mais parece um matagal, de tão esquecida que está pela prefeitura de Niterói.
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…
O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…
Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…