Publicidade
Notícias

Furto de hidrômetros cresce 614% na Niterói que paga mas não tem segurança

Publicidade
Ladrão flagrado furtando um hidrômetro durante as madrugadas sem policiamento em Niterói

O furto de hidrômetros em Niterói aumentou 614% em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2023. A concessionária Águas de Niterói encaminhou ofícios aos principais órgãos de segurança, solicitando apoio na fiscalização dos ferros-velhos da região, para coibir a receptação do material furtado.

Niterói está cada vez mais insegura, apesar de a prefeitura pagar R$ 1,6 milhões como abono para 300 policiais civis lotados no município, e outros R$ 75 milhões para a Polícia Militar reforçar o policiamento ostensivo, através do Proeis. O que se vê, no entanto, é uma cidade insegura, principalmente de madrugada. Não se vê nenhum PM ou guarda municipal nas ruas.

Leia: Niterói paga abono para policiais trabalharem em delegacias sucateadas

A concessionária Águas de Niterói tem registrado um aumento significativo nos furtos de hidrômetros na cidade. Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 700 equipamentos foram furtados, em comparação com cerca de 320 no mesmo período do ano passado.

Os bairros de Santa Rosa, Icaraí, Centro, Fonseca, Barreto e Largo da Batalha concentraram mais de 81% dos casos em 2024. O furto de hidrômetros é crime sujeito às penalidades previstas no Código Penal, conforme a Lei 155, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

Esse tipo de furto provoca prejuízos e insegurança para a população, que fica desabastecida até a resolução do problema. Outro ponto é a perda de água tratada. Como a maioria dos casos ocorre à noite, período de menor fluxo de pessoas nas ruas, até o cliente identificar o problema e entrar em contato com a concessionária, muita água é perdida.

“O furto de hidrômetros não afeta apenas a nossa operação. Os mais prejudicados são os moradores que têm o abastecimento comprometido devido a essas ocorrências, e também o meio ambiente, já que esse tipo de furto costuma resultar em uma grande perda de água potável. É uma prática que prejudica toda a cidade, e que precisa ser combatida” – diz Bernardo Gonçalves, diretor-executivo da Águas de Niterói.

A recolocação de novo hidrômetro é feita sem custo para o cliente, segundo informa a concessionária Águas de Niterói. O consumidor que identifique o furto de hidrômetros deve entrar em contato por um dos canais de relacionamento da concessionária: WhatsApp 21 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, ou 0800 723 1222.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

17 horas ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

4 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

1 semana ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

1 semana ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

2 semanas ago
Publicidade