Publicidade
Publicidade

Não tenho nada contra o funk. Tenho tudo contra o funk. Não é preconceito, é um conceito, mas sei que vou apanhar. Os tempos modernos fizeram o carnaval absorver a sub música que é (isso é incontestável) a preferida dos bandidos e também de milhões de pessoas.

Domingo passado, com apoio oficial da prefeitura, centenas de milhares de pessoas participaram do gigantesco baile funk fantasiado de carnaval ao longo de toda a Praia de Icaraí, um dos símbolos da cidade.

A tarde, fui lá ver e o que testemunhei foi a alegre baderna que custou sabe-se quantos IPTUS, calculando o imposto pela média. Houve, digamos, “transgressões”, que há quem ache que “fazem parte da festa”, como a tentativa de invasão de um carro que transportava uma família desesperada com os vidros fechados, brigas, e outros adereços doshow.  Os funkeiros, animados, acesos, queriam fazer uma limpa, mas os vidros do carro resistiram.

Não é exagero dizer que o funk assassinou o samba. Jogou numa espécie de micro-ondas (veja o que é aqui:https://bit.ly/2GLgAlg) a música mais brasileira de todas. Antes era nos morros, mas hoje o funk impera em todas as cidades, até nos mais tradicionais redutos ligados ao samba de raiz e as escolas de samba.

A lucrativa indústria dos blocos aderiu ao funk porque fatura mais, fingindo que não entende que a tal “música” entre aspas está a serviço de grandes sicários, mas tem como fãs milhões de pessoas.

O barulho, sempre o mesmo e ensurdecedor fabricado por computadores, ganha a voz do “cantor” falando boçalidades e até incentivando o estupro como foi o caso de MC Diguinho em seu verso monumental “Taca a bebida e depois taca a pi…a e abandona na rua”. O Spotify arrancou de sua playlist.

Não chega a apavorar, mas o avanço do funk e seus adereços nem sempre saudáveis surpreendem. A quantidade de apoiadores é gigantesca, milhares e milhares de homens e mulheres que vão aos bailes, ouvem as rádios que cospem essa imundície 24 horas por dia.

E pelo visto, isso veio para ficar.

                                                      @@@

@ Inaugurei. Você está convidado: https://soundcloud.com/stream

@ Studio AA, orgulho de Niterói, lançou essa semana nova coleção de colares feitos a mão com arte, design e ótimo preço. Conheça aqui: https://www.instagram.com/studioa_ao_quadrado/

@ Apesar da Netflix, Now, Amazon Prime Video, o Cine Arte UFF continua lotado. Razões: qualidade dos filmes, ar condicionando gelando, conforto e preço. Cinema não pode custar caro. Confira a programação:http://www.centrodeartes.uff.br/eventos/cinema/

@ Nos fins de semana, a partir do final da tarde, a estrada que leva as praias oceânicas se transforma em autódromo de bêbados. Cadê a Lei Seca?

@ A Livraria Blooks, no Reserva Cultural, é um sucesso. A cultura agradece.

@ Nos dias de mar limpo a Praia de Icaraí está cheia de banhistas. O número cresce e cada ano. Para saber se o mar está para peixe é só clicar aqui: https://praialimpa.net/

@ O patinete elétrico não pegou. Micou mesmo. Aqui e no Rio.

@ Bom carnaval!

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

2 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade