Publicidade
Categories: Notícias

Fundação de Arte de Niterói paga shows milionários mas não cuida de sua sede

Publicidade

Por fora, bela viola; por dentro pão bolorento. Assim está a Fundação de Arte de Niterói (FAN), patrocinadora de shows milionários, mas cuja sede no Ingá se encontra em petição de miséria. O salão principal está com as paredes mofadas, além de móveis quebrados, documentos e processos espalhados pelos cantos, dividindo espaço com baldes que aparam goteiras do teto. (Veja o vídeo).

Com um orçamento de mais de R$ 48 milhões, dos quais já gastou R$ 17 milhões de janeiro a junho, a FAN patrocina grandes shows e diversos eventos culturais. O Portal da Transparência revela que essas contratações são empenhadas com o dinheiro dos royalties do petróleo recebidos pelo município. Só que profissionais de Niterói já tiveram que botar a boca no trombone para receber pagamentos atrasados há mais de dois anos.

Essa tragicomédia é resultado do descompasso do governo do prefeito Axel Grael. Ele e Rodrigo Neves, o ex-prefeito que hoje é secretário Executivo, só pensam em marketing político e em obras milionárias. Enquanto isso, na coxia o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado buscam nos bastidores dessa encenação as provas para cobrar desses administradores por que não seguem à risca o texto constitucional.

Na plateia, contribuintes penalizados com um dos IPTUs mais caros do país, assistem à gastança dos royalties do petróleo, ao escândalo da Emusa e a existência de 65 secretarias, autarquias e empresas públicas funcionando como cabides de emprego.

Obras espetaculares, de grandiosos orçamentos e generosos aditivos não enchem os olhos. O público cobra seu dinheiro de volta depois de chegar a esse teatro de horrores enfrentando trânsito caótico e transporte público desafinados.

O pano fecha com a terra do valente Arariboia vaiando a falta de remédios nas prateleiras e de uma assistência digna na rede pública de saúde. Apupando a cada tropeção nas calçadas esburacadas, onde moradores de rua vivem ao deus-dará sob as marquises.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

3 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

5 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade