Publicidade
Notícias

Força dos ventos indica um segundo turno para prefeito de Niterói

Publicidade
Bruno Lessa, Talíria Petrone, Carlos Jordy e Rodrigo Neves ao sabor do vento e das urnas / Fotos: Divulgação

A quatro dias das eleições, os ventos sopram em direção a um segundo turno em Niterói. Impulsionada pela força da juventude e o apoio dos maiores nomes do mundo artístico, a candidatura da deputada Talíria Petrone (PSOL) tem crescido muito nessa reta final em todas as áreas da cidade. Isto tem preocupado a campanha de Rodrigo Neves. Ele é candidato do governo e quer continuar comandando uma arrecadação de R$ 7 bilhões prevista para o ano que vem.

Dona de uma simpatia cativante e boa de voto, em 2016 Talíria foi a vereadora mais votada para a Câmara de Niterói. Em 2018 foi eleita deputada federal com 107 mil votos, e reeleita em 2022 com quase o dobro da votação anterior (cerca de 200 mil votos).

O vento também está a favor de dois outros candidatos de oposição, Bruno Lessa e Carlos Jordy, graças à desastrosa administração do velejador Axel Grael. Com uma arrecadação nas mãos de R$ 6 bilhões este ano, Grael vai entregar ao sucessor uma cidade com cerca de 70 secretarias, órgãos e empresas públicas, como a Emusa, que já teve 1.200 fantasmas descobertos pelo Ministério Público.

O desgoverno atinge as principais áreas de Niterói: na Saúde, as pessoas não encontram o mínimo de atendimento médico; na Educação, três mil crianças estão fora das creches e escolas.

O trânsito é caótico a toda hora; a segurança não consegue conter os cracudos que assaltam transeuntes e arrombam lojas. A cidade tem suas calçadas esburacadas ocupadas por pedintes; as ruas malcuidadas alagam com qualquer chuva por falta de limpeza e conservação dos ralos. Enfim, esse é o retrato da ex-capital fluminense.

Por essas e outras, as pesquisas apontam segundo turno para as eleições do próximo domingo. Rodrigo Neves está bem nas áreas do Barreto e Engenhoca, mas sofre alta rejeição na Zona Sul, do Ingá a Charitas, além de não ser o preferido em Pendotiba e Região Oceânica.

Esse quadro eleitoral vem se mantendo desde o início da campanha, quando Rodrigo Neves trocou a candidatura do vice Paulo Bagueira, colocando no lugar do grande líder da Zona Norte a velejadora Isabel Swan, na tentativa de melhorar sua imagem no lado Sul de Niterói.

Depois trouxe para o seu lado os até então arqui-inimigos Felipe Peixoto e Juliana Benício, para ver se melhorava sua imagem naquelas áreas em que não encontrava eleitores, mas até agora isto não tem surtido efeito eleitoral. As urnas de domingo vão selar o destino escolhido pelos 410.032 eleitores aptos a votar em Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

15 horas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

20 horas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 dia ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

2 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

5 dias ago

Marco Lucchesi distribui livros na Amazônia em projeto da Biblioteca Nacional

O almirante João Alberto de Araujo Lampert e o imortal Marco Lucchesi selando a parceria…

6 dias ago
Publicidade