Publicidade
Notícias

Força dos ventos indica um segundo turno para prefeito de Niterói

Publicidade
Bruno Lessa, Talíria Petrone, Carlos Jordy e Rodrigo Neves ao sabor do vento e das urnas / Fotos: Divulgação

A quatro dias das eleições, os ventos sopram em direção a um segundo turno em Niterói. Impulsionada pela força da juventude e o apoio dos maiores nomes do mundo artístico, a candidatura da deputada Talíria Petrone (PSOL) tem crescido muito nessa reta final em todas as áreas da cidade. Isto tem preocupado a campanha de Rodrigo Neves. Ele é candidato do governo e quer continuar comandando uma arrecadação de R$ 7 bilhões prevista para o ano que vem.

Dona de uma simpatia cativante e boa de voto, em 2016 Talíria foi a vereadora mais votada para a Câmara de Niterói. Em 2018 foi eleita deputada federal com 107 mil votos, e reeleita em 2022 com quase o dobro da votação anterior (cerca de 200 mil votos).

O vento também está a favor de dois outros candidatos de oposição, Bruno Lessa e Carlos Jordy, graças à desastrosa administração do velejador Axel Grael. Com uma arrecadação nas mãos de R$ 6 bilhões este ano, Grael vai entregar ao sucessor uma cidade com cerca de 70 secretarias, órgãos e empresas públicas, como a Emusa, que já teve 1.200 fantasmas descobertos pelo Ministério Público.

O desgoverno atinge as principais áreas de Niterói: na Saúde, as pessoas não encontram o mínimo de atendimento médico; na Educação, três mil crianças estão fora das creches e escolas.

O trânsito é caótico a toda hora; a segurança não consegue conter os cracudos que assaltam transeuntes e arrombam lojas. A cidade tem suas calçadas esburacadas ocupadas por pedintes; as ruas malcuidadas alagam com qualquer chuva por falta de limpeza e conservação dos ralos. Enfim, esse é o retrato da ex-capital fluminense.

Por essas e outras, as pesquisas apontam segundo turno para as eleições do próximo domingo. Rodrigo Neves está bem nas áreas do Barreto e Engenhoca, mas sofre alta rejeição na Zona Sul, do Ingá a Charitas, além de não ser o preferido em Pendotiba e Região Oceânica.

Esse quadro eleitoral vem se mantendo desde o início da campanha, quando Rodrigo Neves trocou a candidatura do vice Paulo Bagueira, colocando no lugar do grande líder da Zona Norte a velejadora Isabel Swan, na tentativa de melhorar sua imagem no lado Sul de Niterói.

Depois trouxe para o seu lado os até então arqui-inimigos Felipe Peixoto e Juliana Benício, para ver se melhorava sua imagem naquelas áreas em que não encontrava eleitores, mas até agora isto não tem surtido efeito eleitoral. As urnas de domingo vão selar o destino escolhido pelos 410.032 eleitores aptos a votar em Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

3 horas ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

3 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

1 semana ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

1 semana ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

1 semana ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

2 semanas ago
Publicidade