Publicidade
Notícias

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Publicidade
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos / Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre o avanço da influenza A, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre crianças pequenas. O novo boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (15), aponta um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas regiões do país, incluindo o Rio de Janeiro.

Em Niterói, unidades de saúde públicas e particulares vêm registrando um elevado número de atendimentos relacionados à SRAG, com hospitais operando em capacidade máxima para lidar com a demanda de pacientes. Apesar da gravidade da situação, a adesão às campanhas de vacinação contra a gripe e a nova cepa da Covid-19 tem sido baixa.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça que a vacinação continua sendo a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos. “É fundamental que os grupos de maior risco, como idosos e crianças pequenas, se imunizem o quanto antes”, afirma.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG entre crianças pequenas, seguido pelo rinovírus e pela própria influenza A. Enquanto isso, especialistas alertam que, embora alguns estados do Centro-Oeste e Sudeste apresentem sinais de desaceleração no crescimento de casos, ainda é necessário manter os cuidados para evitar novas ondas da doença.

Diante do cenário preocupante, a Fiocruz reforça a recomendação do uso de máscaras em unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas, além de buscar a vacinação nos postos de saúde da cidade. Com hospitais lotados e uma epidemia respiratória em crescimento, especialistas alertam: a prevenção continua sendo a melhor defesa contra a SRAG.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

2 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

4 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

5 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

2 semanas ago
Publicidade