Publicidade
Notícias

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Publicidade
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos / Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre o avanço da influenza A, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre crianças pequenas. O novo boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (15), aponta um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas regiões do país, incluindo o Rio de Janeiro.

Em Niterói, unidades de saúde públicas e particulares vêm registrando um elevado número de atendimentos relacionados à SRAG, com hospitais operando em capacidade máxima para lidar com a demanda de pacientes. Apesar da gravidade da situação, a adesão às campanhas de vacinação contra a gripe e a nova cepa da Covid-19 tem sido baixa.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça que a vacinação continua sendo a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos. “É fundamental que os grupos de maior risco, como idosos e crianças pequenas, se imunizem o quanto antes”, afirma.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG entre crianças pequenas, seguido pelo rinovírus e pela própria influenza A. Enquanto isso, especialistas alertam que, embora alguns estados do Centro-Oeste e Sudeste apresentem sinais de desaceleração no crescimento de casos, ainda é necessário manter os cuidados para evitar novas ondas da doença.

Diante do cenário preocupante, a Fiocruz reforça a recomendação do uso de máscaras em unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas, além de buscar a vacinação nos postos de saúde da cidade. Com hospitais lotados e uma epidemia respiratória em crescimento, especialistas alertam: a prevenção continua sendo a melhor defesa contra a SRAG.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

3 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

3 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

4 dias ago

Novo centro médico vai atender mais de 40 especialidades em Niterói

O novo espaço do CHN atenderá pacientes adultos e pediátricos / Divulgação O Complexo Hospitalar…

6 dias ago

Enel deixa pacientes da Pestalozzi de Niterói sem atendimento hoje

Apagão afeta serviços da Pestalozzi e centenas de atendimentos são adiados / Divulgação A vulnerabilidade…

1 semana ago

Niterói perde dez posições no ranking de desenvolvimento da Firjan

Niterói está em 11° lugar no ranking de desenvolvimento municipal, segundo relatório da Firjan O Índice Firjan…

2 semanas ago
Publicidade