Publicidade
Notícias

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Publicidade
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos / Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre o avanço da influenza A, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre crianças pequenas. O novo boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (15), aponta um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas regiões do país, incluindo o Rio de Janeiro.

Em Niterói, unidades de saúde públicas e particulares vêm registrando um elevado número de atendimentos relacionados à SRAG, com hospitais operando em capacidade máxima para lidar com a demanda de pacientes. Apesar da gravidade da situação, a adesão às campanhas de vacinação contra a gripe e a nova cepa da Covid-19 tem sido baixa.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça que a vacinação continua sendo a medida mais eficaz para evitar hospitalizações e óbitos. “É fundamental que os grupos de maior risco, como idosos e crianças pequenas, se imunizem o quanto antes”, afirma.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG entre crianças pequenas, seguido pelo rinovírus e pela própria influenza A. Enquanto isso, especialistas alertam que, embora alguns estados do Centro-Oeste e Sudeste apresentem sinais de desaceleração no crescimento de casos, ainda é necessário manter os cuidados para evitar novas ondas da doença.

Diante do cenário preocupante, a Fiocruz reforça a recomendação do uso de máscaras em unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas, além de buscar a vacinação nos postos de saúde da cidade. Com hospitais lotados e uma epidemia respiratória em crescimento, especialistas alertam: a prevenção continua sendo a melhor defesa contra a SRAG.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

2 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade