Publicidade
Notícias

Festa de São Jorge começa hoje e vai até domingo com procissão em Niterói

Publicidade

A festa de São Jorge, o Santo Guerreiro, começa hoje (20) na igreja da Rua Alcides Guimarães 16, no Centro de Niterói, e vai até domingo (23), quando será realizada a tradicional procissão reunindo centenas de devotos. A catedral de São João Batista também vai ficar aberta nos dias do tríduo, das 8h às 12h. No sábado, às 17 horas, será celebrada a Santa Missa voltada para crianças. A visitação à Igreja de São Jorge, em Niterói, poderá ser feita hoje (20), sexta-feira (21) e sábado (22), das 8h às 20h. Em todos esses dias, às 19h, acontecerá o Tríduo a São Jorge.

A procissão de São Jorge vai percorrer ruas do Centro de Niterói após a missa das 17h na paróquia da Rua Alcides Figueiredo

No domingo, o programa dos festejos do Santo Guerreiro começa com Alvorada às 6h, seguida de três Missas Campais, às 6h30m, 8h30m e 10h30m. Ao meio-dia acontece o Terço Mariano. Em seguida, às 14h30, haverá o Terço da Misericórdia. Outras duas missas estão marcadas para às 15h e 17h. A tradicional procissão percorrerá as principais ruas do centro de Niterói, encerrando os festejos.

São Jorge é venerado no Brasil e em diversos países do mundo, como Espanha, Portugal, Rússia, Bulgária, Canadá. Além disso, o Santo é padroeiro da Inglaterra e da Etiópia. No Estado do Rio, o dia 23 de abril é feriado estadual. O santo bastante popular é padroeiro da Cavalaria do Exército, dos escoteiros e da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Para a festa, a Rua Marechal Deodoro começa a ser interditada às 9 horas do dia 22 para a instalação do palco. A estrutura também conta com barracas de comidas e bazar com materiais católicos. A festa, que é organizada pela Arquidiocese de Niterói, terá apoio da Guarda Municipal e o suporte do posto médico improvisado. 

A tradição cristã diz que Jorge nasceu na Capadócia, onde atualmente é a Turquia. Ele se alistou no exército do Império Romano e teria recebido a ordem do imperador Diocleciano para perseguir e matar cristãos. Por ter se negado a obedecer às ordens do imperador, Jorge foi decapitado em meados de 23 de abril de 303 dC e foi considerado um mártir.

Além de ser um dos santos mais venerados na Igreja Católica, São Jorge é celebrado por religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o candomblé na forma do orixá Ogum. Sua imagem é comumente representada por um santo guerreiro matando um dragão para resgatar uma mulher. Isso porque, de acordo com a tradição, o dragão aterrorizava uma cidade na Líbia e exigia sacrifícios de mulheres virgens. Jorge teria enfrentado e matado o dragão, que é a representação do mal. Já a mulher é a representação da Igreja Católica.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade