Quem frequenta o Café do Padre no térreo do Shopping Center Icaraí, em Niterói não imagina que por trás daquele pequeno balcão envidraçado há uma grande história de luta, trabalho, perseverança, fé e amor. Leandro Chaves, ex-sacerdote que largou a batina para casar-se com a psicóloga Liliam Fernandes, ali realiza um sonho antigo de montar uma cafeteria.
O desejo foi realizado por Leandro há cinco anos, quando adquiriu o antigo Icaraí Café. Usando toda a experiência com os grãos torrados, frutos de bons cafeeiros, mais a sua formação como barista, ele oferece aos clientes 37 espécies. No cardápio estão o Café do Padre, criado por influência italiana; o Coado no tecido/algodão; o de Licor; o de Chocolate; o com Panna italiana(creme) ou de limão siciliano.
A esposa Liliam comanda as massas caseiras. O Bolo da Madre, feito de fubá cremoso, amêndoas, leite de coco e queijo da serra da canastra, é uma receita divina passada por uma freira amiga. Além desta iguaria que lidera os pedidos, a clientela também pede os bolos da Vovó Lúcia; os de Jabuticaba e o de Laranja no forno à lenha.
O cardápio variado é de dar água na boca, e vão desde os sanduíches especiais da casa, com queijos prato, minas, presunto, peito de peru e tomate fresco. Tem também a Foccacia com peito de peru e queijo minas; a Ciabata de mortadela com tomate seco e a de salaminho , cream cheese e cebola.
Na área de doces, as Tortas Especiais, além de Strudel, Brownie e Petit Gateau, são servidos de várias maneiras. Para refeições o cardápio apresenta Nhoques, Penne, Lasanha, Strogonoff, Empadão e Quiche.
Leandro diz que desde criança está familiarizado com esse tipo negócio, vendo e ajudando o pai Pedro a moer o grão, esquentar a água para colocar no coador e servir aos clientes um café fresquinho feito manualmente no Bar Rex, em Itaperuna.
Ainda padre, estando no Vaticano, aproveitou para ver de perto e aprender o funcionamento das principais cafeterias de Roma. Na capital da Itália foi apresentado às mais modernas máquinas de café espresso do mundo.
Sua história religiosa começa quando foi ordenado padre em 2005 e, em seguida, foi mandado fazer mestrado em Roma. Na volta foi ser professor dos Seminários de Campos e Petrópolis, assumindo depois as paróquias de Bom Jesus do Itabapoana e de Natividade.
Em 2010 resolveu deixar a batina para constituir família. O coração de Leandro bateu mais forte ao conhecer em Itaperuna a jovem Liliam, da cidade vizinha de Porciúncula.
Formado em psicologia, foi professor de Ensino Religioso no Abel, em Niterói. Agora Leandro Chaves dá palestras motivacionais e comportamentais em empresas e escolas. Mesmo sem batina, segue sua caminhada como frequentador da igreja para continuar ajudando as pessoas. O Café do Padre funciona das 9h às 20h na Rua Paulo Gustavo 265, loja 132, no Shopping Center Icaraí, em Niterói, atendendo pelo telefone (21) 3843-0591.
Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…