Publicidade
Notícias

Eventos gratuitos destacam prevenção do câncer de mama em Niterói

Publicidade
O aulão do Yoga na Praia reúne muita gente na praia da Boa Viagem, em Niterói / Foto: Divulgação

Com uma série de eventos gratuitos, que incluem yoga na praia e palestras sobre a prevenção do câncer de mama, vai acontecer em Niterói a 8ª edição do Outubro Rosa, promovida pela clínica Pró-Onco Mulher em parceria com a Oncomed, criada há quase 30 anos na ex-capital fluminense.

O programa começa dia 6/10 com o projeto “Yoga na Praia”, um aulão gratuito promovido pelo Estúdio Dharma Bhumi, que se repete todo primeiro domingo do mês, na praia de Boa Viagem. No dia 19, o Hospital Icaraí sediará a Jornada Médica, e no dia 20, será a vez da tradicional caminhada na Praia de Icaraí.

O destaque do programa é o “Nosso Dia Pink”, que atrai cada vez mais participantes para um dia inteiro de atividades gratuitas de beleza, cuidados, orientações, cultura, música e muita informação sobre a doença. Vai acontecer no Reserva Cultural, em São Domingos, das 9h às 16h do dia 26/10, encerrando a agenda do Outubro Rosa 2024.

Importância do diagnóstico precoce

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, o câncer de mama foi o segundo tipo mais comum de carcinoma no mundo, com 2,3 milhões de novos casos. A doença, que também afeta homens, é responsável pela maior taxa de mortalidade feminina no Brasil, representando 16% dos óbitos no país.

Esses números alarmantes reforçam a importância do diagnóstico precoce, objetivo central do Outubro Rosa, que promove ações globais para destacar a necessidade de cuidados contínuos ao longo do ano.

Rodrigo Souto, mastologista e fundador da clínica Pró-Onco Mulher, destaca a importância da campanha: “Há dez anos, senti a necessidade de fazer algo maior para alertar sobre a importância dos exames e cuidados, como a alimentação. Com o oncologista Victor Marcondes e a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, ambos da Oncomed, iniciamos ações para o Outubro Rosa, que começou pequeno e hoje envolve centenas de pessoas. Nosso objetivo é mostrar que o diagnóstico precoce pode curar 90% dos casos e que o câncer não é sinônimo de morte, mas os cuidados devem ser contínuos.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

8 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

3 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade