Publicidade
Categories: Sem categoria

Estações do BHLS estão abandonadas no trajeto da milionária Transoceânica

Publicidade
Estação do Multicenter teve o painel eletrônico furtado

As estações de ônibus tipo BHLS e a milionária Transoceânica (corredor expresso de nove quilômetros entre o Engenho do Mato e a praia de Charitas) até hoje, pouco mais de dois anos depois de inauguradas com festa e discurseira, ainda não cumpriram seu objetivo. Em vez de oferecer maior mobilidade à Região Oceânica, têm sido um estorvo urbano. As 13 estações do BHLS estão praticamente abandonadas pela prefeitura de Niterói.

Poucos ônibus circulam pela via expressa, em uma região onde o uso do carro é predominante. Algumas estações foram vandalizadas. Tiveram painéis de LED destruídos, vidros estilhaçados e o sistema eletrônico que indicaria o horário dos ônibus em circulação está sem funcionar.

O vandalismo é reprovável, mas a destruição das estações estaria refletindo o abandono e a falta de fiscalização delas. O corredor expresso, pouquíssimo ocupado pelo BHLS, virou uma ciclovia milionária (a obra custou mais de R$ 420 milhões), ou via de emergência para carros de polícia e ambulâncias.

Os painéis de LED deveriam informar nas estações o tempo de chegada e a localização dos ônibus. Mas estão fora de funcionamento desde janeiro de 2020. Na estação próximo ao Multicenter, ele não só está desligado. Foi arrancado do painel.

A prefeitura havia prometido que, além dos painéis informativos, as estações contariam com “câmeras de segurança e um sistema de sonorização que permitirá a comunicação do Centro de Controle com os passageiros”. Até hoje as estações não têm câmeras nem sistema de som, como previa o projeto da obra milionária.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade