Publicidade
Notícias

Esquina do Turco ganha placa em Icaraí

Publicidade

A confraria celebrando 35 anos de turma da Esquina do Turco, em Icaraí

Quem passou pela Moreira César na noite de ontem (16/07), tinha a atenção voltada para um grupo de homens com rataahs na cabeça (turbantes brancos com listas vermelhas), falando alto e gesticulando. Eram os membros da Confraria do Turco em um coquetel de confraternização na calçada da movimentada rua de Icaraí. Para marcar os 35 anos que ali se reúnem, os confrades inauguraram a placa “Esquina do Turco”, numa parede da loja Katia, na Moreira com Otávio Carneiro.

Na verdade, o ‘turco’ é o carismático Marcelo Nasser, descendente de libaneses, ex-professor de Educação Física. A confraria começou em 1984, numa festa de fim de ano regada a champanhe e com muito quibe e esfirra na loja de tecidos Cotton, que Nasser manteve no endereço até 2009, quando encerrou o negócio. Hoje, são mais de 50 membros das mais diversas atividades e profissões.

Marcelo Nasser inaugurando a placa na esquina das ruas Moreira César e Otávio Carneiro

A confraria, que recebeu novos membros nesta terça-feira, não tem estatuto. Suas regras são bastante flexíveis, mas não permitem fofoca nem discussão acalorada, principalmente sobre política e futebol. Porém, guardar segredo não é o forte da turma. Quando uma notícia chega àqueles quatro bancos se espalha numa velocidade maior do que a de um foguete, ainda mais agora com o uso do WhatsApp.

Fabiano Gonçalves, Roberto Nolasco, novo confrade, e Marcelo Nasser

Os encontros diários têm uma pausa para o cafezinho, o chá ou o mate em um dos três pequenos shoppings da área, o Icaraí, I Fashion e ou Central Prime, e também na padaria Pão&etc.

Duas vezes por semana, o ‘turco” Marcelo Nasser escolhe um bom restaurante, optando por aquele que esteja oferecendo promoção no cardápio e na carta de vinhos.

Um psiquiatra, que frequenta a Esquina de vez em quando, disse que é a melhor terapia de grupo que conhece na cidade. Como a Moreira César é a mais movimentada de Icaraí, mesmo ficando parado naquela esquina, sempre se encontra e reencontra muita gente, além daquela conversa fora que distrai, tornando a reunião um ambiente saudável e alegre. É bem melhor, do que ficar em casa diante de uma televisão, diz o doutor.

Davidson Lannes, Daise Monassa , Marcelo Nasser e Geraldo Imparato

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

8 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

3 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade