Publicidade
Categories: Notícias

‘Esquina do turco’ quer manter sua placa na Rua Paulo Gustavo, em Icaraí

Publicidade

A confraria “Esquina do Turco” antecipou sua reunião de confraternização de fim de ano. Os confrades almoçaram ontem no sítio da Grota preocupados em recolocar a placa que identifica o grupo, que estava há quatro anos na parede da Tapeçaria Katia. Ela foi retirada com o fechamento da loja que vai ser ocupada com a ampliação da Reserva, na Rua Paulo Gustavo, esquina com Otávio Carneiro, em Icaraí, Zona Sul de Niterói.

Um confrade contactou o competente arquiteto Ricardo Campos, responsável pelas obras. Ele prometeu levar a reivindicação do grupo que se reúne ali há quase 40 anos, aos donos da loja de grife.

Na verdade, o turco é Marcelo Nasser, descendente de libaneses, ex-professor de educação física. A confraternização da turma começou em 1964, numa festa de Natal regada a champanhe e com muito quibe e esfirra, na loja de tecidos Cotton, que Nasser manteve no endereço até 2009, quando encerrou o negócio.

A Confraria tem hoje 50 membros das mais diversas atividades e profissões. Está sempre aberta a receber outros membros. Não tem estatuto. Suas regras são bastante flexíveis, mas não permitem fofocas nem discussões acaloradas, principalmente sobre política e futebol.

Quando uma notícia chega àqueles quatro bancos instalados na esquina, ela se espalha numa velocidade maior do que a de um foguete, com a ajuda do WhatsApp.

Os encontros diários têm uma pausa para o cafezinho ou o mate em um dos três minis shoppings da área: o Icaraí, o I Fashion ou o Central Prime, além da padaria Pão & Etc.

Duas vezes por semana, depois de pesquisa, escolhem um restaurante que esteja oferecendo promoção no cardápio e na carta de vinho.

Os médicos que frequentam a Esquina do Turco dizem que é a melhor terapia de grupo que conhecem na cidade. Como a Paulo Gustavo é a rua mais movimentada de Icaraí, mesmo ficando parado naquela esquina, sempre se encontra e reencontra muita gente, além daquela  conversa jogada fora, que distrai, tornando a reunião um ambiente saudável e alegre. É bem melhor do que ficar em casa diante de uma televisão, dizem os doutores.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

54 minutos ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade