Publicidade
Notícias

Escolha de candidatos feita por Rodrigo Neves agita disputa a prefeito

Publicidade

Campanha frustrada. Giovanna Victer distribui sorrisos para o ex-prefeito de Niterói Waldenir Bragança, em evento na Associação Médica Fluminense

Depois de a Coluna noticiar que Rodrigo Neves não ia apontar a secretária de Fazenda, Giovanna Victer, como sua candidata à sucessão na prefeitura de Niterói, a cúpula municipal confirmou a chapa que o prefeito pretende formar para a eleição de outubro. Seu candidato é Axel Grael, tendo como vice o deputado estadual Paulo Bagueira. A escolha causou grande rebuliço nos meios políticos.

O prefeito, que tem a caneta e a máquina administrativa nas mãos, acha que pode tudo e que é um grande estrategista. Ao colocar Bagueira na chapa de Axel, tirou-o do páreo sucessório, evitando que os vereadores façam pressão para que seja o candidato da base de sustentação do governo na Câmara. Será que Bagueira, depois de haver assumido o cargo de prefeito nos três meses de prisão de Rodrigo Neves em Bangu, hoje com mandato de deputado estadual e presidente licenciado do Legislativo municipal, se contentará em ser vice?

A escolha de Rodrigo Neves desagradou a Comte Bittencourt, outro pretenso candidato. Sem afinidade política com Axel, Comte vai ouvir seu grupo para saber o que fazer diante desse quadro que lhe é desfavorável.

Cabo eleitoral decepcionado

A inexperiente em eleições, Giovanna Victer, que comandou a Secretaria de Planejamento e agora está à frente da Fazenda, disputava só com cobras criadas. Ela já havia botado sua candidatura na rua, participando de tantos quantos fossem os eventos públicos para tentar ganhar visibilidade entre o eleitorado. Mas os sorrisos que distribuía amiúde trocaram de lugar com a decepção por ter sido preterida.

O maior cabo eleitoral de Giovanna, seu sogro Heraldo Victer, distribuiu mensagens pelo WhatsApp aos amigos agradecendo as “manifestações de várias pessoas que gostariam de ter uma política nova, sem a antiga desgraça do ‘é dando que se recebe’. Giovanna jamais faria isto”, concluiu Victer.

Outros dois pretensos candidatos à prefeitura também ficaram frustrados. O deputado federal Chico D´Ângelo – hoje no PDT, para onde Grael vai – quando soube que o nome indicado por Rodrigo não seria o dele, na sexta-feira (17/01) rompeu com o prefeito. Já o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) deve pôr a viola no saco, porque tem muito espaço no governo, na Secretaria de Educação e na Fundação Municipal de Educação.

Outro problema que Rodrigo Neves vai enfrentar são os partidos.

O DEM, por exemplo, apoia Paulo Bagueira, mas como cabeça de chapa e não como segundo de Grael. Além disso, há outro complicador. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está criando dificuldade a uma aliança com o DEM para a sucessão na prefeitura do Rio.

Muita água ainda vai rolar até outubro. Na oposição, formam o leque de candidatos Bruno Lessa, Felipe Peixoto, Carlos Jordy, Adroaldo Peixoto, Roberto Sales, Juliana Benício, Flavio Serafim, Alexandre Ceoto e Gustavo Schmidt.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

3 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

6 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade