Publicidade
Notícias

Escolha de candidatos feita por Rodrigo Neves agita disputa a prefeito

Publicidade

Campanha frustrada. Giovanna Victer distribui sorrisos para o ex-prefeito de Niterói Waldenir Bragança, em evento na Associação Médica Fluminense

Depois de a Coluna noticiar que Rodrigo Neves não ia apontar a secretária de Fazenda, Giovanna Victer, como sua candidata à sucessão na prefeitura de Niterói, a cúpula municipal confirmou a chapa que o prefeito pretende formar para a eleição de outubro. Seu candidato é Axel Grael, tendo como vice o deputado estadual Paulo Bagueira. A escolha causou grande rebuliço nos meios políticos.

O prefeito, que tem a caneta e a máquina administrativa nas mãos, acha que pode tudo e que é um grande estrategista. Ao colocar Bagueira na chapa de Axel, tirou-o do páreo sucessório, evitando que os vereadores façam pressão para que seja o candidato da base de sustentação do governo na Câmara. Será que Bagueira, depois de haver assumido o cargo de prefeito nos três meses de prisão de Rodrigo Neves em Bangu, hoje com mandato de deputado estadual e presidente licenciado do Legislativo municipal, se contentará em ser vice?

A escolha de Rodrigo Neves desagradou a Comte Bittencourt, outro pretenso candidato. Sem afinidade política com Axel, Comte vai ouvir seu grupo para saber o que fazer diante desse quadro que lhe é desfavorável.

Cabo eleitoral decepcionado

A inexperiente em eleições, Giovanna Victer, que comandou a Secretaria de Planejamento e agora está à frente da Fazenda, disputava só com cobras criadas. Ela já havia botado sua candidatura na rua, participando de tantos quantos fossem os eventos públicos para tentar ganhar visibilidade entre o eleitorado. Mas os sorrisos que distribuía amiúde trocaram de lugar com a decepção por ter sido preterida.

O maior cabo eleitoral de Giovanna, seu sogro Heraldo Victer, distribuiu mensagens pelo WhatsApp aos amigos agradecendo as “manifestações de várias pessoas que gostariam de ter uma política nova, sem a antiga desgraça do ‘é dando que se recebe’. Giovanna jamais faria isto”, concluiu Victer.

Outros dois pretensos candidatos à prefeitura também ficaram frustrados. O deputado federal Chico D´Ângelo – hoje no PDT, para onde Grael vai – quando soube que o nome indicado por Rodrigo não seria o dele, na sexta-feira (17/01) rompeu com o prefeito. Já o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) deve pôr a viola no saco, porque tem muito espaço no governo, na Secretaria de Educação e na Fundação Municipal de Educação.

Outro problema que Rodrigo Neves vai enfrentar são os partidos.

O DEM, por exemplo, apoia Paulo Bagueira, mas como cabeça de chapa e não como segundo de Grael. Além disso, há outro complicador. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está criando dificuldade a uma aliança com o DEM para a sucessão na prefeitura do Rio.

Muita água ainda vai rolar até outubro. Na oposição, formam o leque de candidatos Bruno Lessa, Felipe Peixoto, Carlos Jordy, Adroaldo Peixoto, Roberto Sales, Juliana Benício, Flavio Serafim, Alexandre Ceoto e Gustavo Schmidt.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

2 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

5 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

5 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade