Publicidade
Notícias

Eleitor desencantado com as urnas no RJ

Publicidade

Sessão eleitoral pouco movimentada na eleição de domingo em Cabo Frio / Divulgação: TRE-RJ

As eleições suplementares em Cabo Frio e em Rio das Ostras, municípios da Região dos Lagos fluminense, realizadas no domingo (24/6) deram uma prévia do que poderá acontecer em outubro. Foi grande o desinteresse pelos candidatos às vagas de prefeito abertas com a cassação dos eleitos em 2016, mas que estavam incursos na Lei da Ficha Limpa. Em Cabo Frio a abstenção foi de 34,31% e os votos brancos e nulos somaram 47% dos válidos. Em Rio das Ostras, a abstenção foi de 14,5% e os brancos e nulos somaram cerca de 14% do número de eleitores que compareceram às urnas.

No início do mês (dia 03/06), a escolha de um novo prefeito de Teresópolis também não atraiu o eleitorado da cidade serrana fluminense. A abstenção foi 34,5% e os votos brancos e nulos somaram 22% do comparecimento às urnas.

Em Cabo Frio, o vencedor foi o médico Adriano Guilherme de Teves Moreno, o Dr. Adriano, da coligação “Mudança Verdadeira” (Rede/PCdoB), com 68,58% dos votos válidos. Já em Rio das Ostras, Marcelino Carlos Dias Borba, o Marcelino da Farmácia (PV), recebeu 50,24% dos votos válidos e será o novo prefeito. A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 16 de julho, em datas a serem ainda definidas pelos juízes eleitorais dos municípios. Os mandatos das chapas vencedoras vão até 31 de dezembro de 2020.

Em Teresópolis, com somente 36,58% dos votos válidos, Vinicius Claussen, da coligação “Frente pela Mudança” (PPS/PRB), tornou-se o novo prefeito do município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, na eleição suplementar de 3 de junho, tendo recebido apenas 22 votos a mais do que o segundo colocado no pleito,  Luiz Ribeiro (PMDB). A diplomação do prefeito eleito e de seu vice, Ari Boulanger Scussel Junior, irá ocorrer até o dia 29 de junho, em data a ser fixada pelo juiz Marcio Olmo Cardoso, da 38ª Zona Eleitoral. O mandato da chapa vencedora vai até o dia 31 de dezembro de 2020.

Os cassados

Em Cabo Frio, Marquinho Mendes teve o mandato cassado no dia 24 de abril deste ano por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tribunal entendeu que ele estava com os direitos políticos suspensos na ocasião das eleições de 2016 e que, portanto, a candidatura de sua chapa foi irregular. As contas do último ano de sua gestão anterior na prefeitura (2008-2012) foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Os ministros do TSE se basearam na jurisprudência da Corte e também em entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a retroatividade de prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa.

Condenado por abuso do poder econômico político no pleito de 2008, Balthazar disputou o mandato na eleição de 2016 amparado por uma liminar. Mas a candidatura sub judice acabou indeferida pelo TSE.

Em Teresópolis, a eleição suplementar foi determinada pela Justiça Eleitoral depois que o prefeito Mário Tricano e seu vice Darcy Sandro Dias tiveram seus registros de candidatura das eleições 2016 indeferidos pelo TSE, logo depois da diplomação. Mas Tricano se mantinha no cargo graças a uma liminar do então ministro do TSE, Gilmar Mendes, que acabou sendo revogada depois que o prefeito desistiu do processo.

A impugnação da candidatura foi feita pelo Ministério Público, sob a justificativa de que Tricano foi condenado em 2008 por abuso de poder econômico.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

16 horas ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

6 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

6 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago
Publicidade